Sicredi realizou ações no RS, SC e MG que visaram esclarecer questões sobre como lidar com o dinheiro, manter a saúde financeira em dia e evitar golpes
A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF, aconteceu de 20 a 26 de maio. A proposta é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Ao longo de toda essa semana as agências da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG desenvolveram diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento das comunidades onde a cooperativa atua.
Atento a um cenário de incertezas, onde as pessoas buscam alternativas de ganhos econômicos e em um mercado como o brasileiro, onde promessas de enriquecimento rápido e sem risco, como pirâmides financeiras – esquemas que enganam os investidores – e criptomoedas (moedas virtuais) são uma realidade, a Educação Financeira esclarece as pessoas sobre a gestão das finanças, como melhor cuidar do dinheiro, possibilitando assim reconhecer possíveis negócios arriscados ou fraudulentos.
No total mais de 70 ações foram realizadas, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. “Somos parceiros dos associados e estar ao lado deles é um dos compromissos fundamentais do Sicredi, pois são informações precisas, escolhas conscientes e uma vida financeira equilibrada, com gastos controlados e administrados, que impactam na qualidade de vida de cada indivíduo, contribuindo para a realização dos seus sonhos”, destacou o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul Rovadoscki.
Um dos focos foi o público jovem, estimulando a reflexão de crianças e adolescentes sobre planejamento financeiro. “Muito interessante ver o entendimento e desenvoltura das crianças, surpreende o fato de tão pequenos já possuírem ideias formadas e concretas sobre o que é dinheiro. Ficaram encantados com os vídeos e cada um deles já sabe como auxiliar o papai e a mamãe a economizar para conseguir os objetivos”, comentou a colaboradora da agência Chapecó Santa Maria, Maikeli Bressan.
A equipe da agência de Xanxerê/SC em parceria com a Unoesc Xanxerê também realizou ações com o tema Educação Financeira, reunindo alunos dos cursos de ciências contábeis e administração. "Tivemos uma ótima recepção dos coordenadores dos cursos, que elogiaram nossa ação como cooperativa de crédito e estão dispostos a seguir com eventos desse foco. A efetividade dessas ações é muito importante para que haja um aumento da consciência sobre a necessidade de ter uma vida financeira equilibrada", destacou Claudio Rogério Tissotti, gerente da agência de Xanxerê/SC.
Os colaboradores da agência, Cleudinei Francisco Sobanski e Dalvan Passarella Breier conduziram parte das apresentações. "Foi um grande desafio, mas muito positivo. Acredito que despertamos interesse sobre o assunto, houve participação dos alunos, que debateram sobre o tema", finalizou Dalvan.
Veja também
Primeira IG do oeste catarinense: projeto milhos crioulos de Anchieta é destaque em SC12/Jan/202412/01/24há 1 ano e 11 meses Sexta-feira, 12 de Janeiro de 202412/01/2024A iniciativa é da Administração Municipal de Anchieta e do Sebrae/SC e conta com apoio da Epagri, do Governo de Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta)...
ACIS apresenta nesta quinta-feira ações do Núcleo AgroEmpreendedor21/Set/202121/09/21há 4 anos Terça-feira, 21 de Setembro de 202121/09/2021A Associação Empresarial de Seara (ACIS) promove nesta quinta-feira (23), às 19 horas, o 1º CharlaTec que reunirá convidados na Câmara de Vereadores. A temática sobre “Sucessão Familiar no......
Projeto de lei atualiza regras sobre a entrada de bovinos e bubalinos de outros estados25/Out/202125/10/21há 4 anos Segunda-feira, 25 de Outubro de 202125/10/2021 O Governo de Santa Catarina encaminhou para à Assembleia Legislativa o projeto de lei que atualiza a Lei Estadual nº 17.826, de 18/12/19, que trata da entrada de bovinos e bubalinos de outros estados reconhecidos pela......