Postado em 02 de Abril às 17h17

Desgaste na cartilagem provoca dores agudas

 Caracterizado por uma patologia crônica degenerativa que causa amolecimento da cartilagem da patela, podendo destruí-la, a condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que provoca dor e inflamação.  As mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença, mas o problema também é comum em atletas como jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores, independentemente do gênero.
Não há um consenso sobre as causas do problema, mas segundo os especialistas, o estresse em função de movimentos repetitivos nas articulações do joelho pode favorecer o surgimento da condromalácia patelar. A doença também pode estar relacionada a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril ou a um trauma no local.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann menciona, ainda, outros fatores que podem estar relacionados às origens da doença como, por exemplo, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade e falta de alongamento e artrose. A doença é dividida em quatro níveis que variam conforme sua gravidade. Independentemente do grau diagnosticado, o problema pode causar muita ou nenhuma dor. Outro aspecto importante a ser destacado é que em função da inflamação, podem ocorrer crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.
Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, o médico indica uma compressa de gelo. O tratamento é feito com medicação e fisioterapia – medida que normalmente cura a doença. Após melhoria dos sintomas é essencial o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto. O uso de calçados adequados tanto para fazer exercícios quanto no dia a dia é essencial para não agravar o problema. Para as mulheres, a recomendação é deixar de lado o salto alto, pois ele retrai a musculatura posterior, que deve estar alongada nas pessoas com condromalácia patelar. 

Veja também

A burocracia e a produção15/07 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)