Postado em 29 de Março de 2019 às 16h15

“Declare Certo” esclarece dúvidas sobre Imposto de Renda 2019

Profissionais de contabilidade estarão no Shopping Pátio Chapecó, das 14h30 às 18h30, orientando sobre a declaração do IRPF

Você tem dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019? Se sim, poderá esclarecê-las gratuitamente no evento Declare Certo, neste sábado (30), das 14h30 às 18h30, no Shopping Pátio Chapecó. Na ocasião, contadores esclarecerão dúvidas e explanarão sobre mudanças na legislação e outras informações importantes para a declaração do Imposto de Renda.
A iniciativa é do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Shopping Pátio Chapecó, com apoio da Fenacon e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC).
            Com prazo de entrega até 30 de abril, o IR é uma das mais sérias contas a serem feitas no ano fiscal. Uma das fontes de problemas com a Receita Federal trata-se de pessoas que não dão a devida importância ao cálculo e declaram o imposto de maneira incorreta.
Segundo o presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, pela complexidade de algumas declarações, a sugestão é que o contribuinte busque auxílio de um profissional da contabilidade. Caso isso não seja possível, é de fundamental importância que todas as informações prestadas estejam de acordo com o previsto na legislação e condizente com a realidade. “A orientação profissional é essencial para que tudo seja feito conforme a lei exige e evita que muitas pessoas tenham que pagar multas por deixarem de prestar informações de forma correta”, alerta.
A maior dificuldade dos contribuintes, de acordo com Gelson, está em entender quais rendimentos devem declarar. “Deve-se estar com toda documentação em ordem das operações realizadas durante o ano, como compra e venda de bens, comprovantes de rendimentos das fontes pagadoras e documentos de pagamentos realizados com o CPF/CNPJ, em especial aqueles emitidos pelos profissionais liberais”, indica.
O contador conhece os procedimentos legais necessários para o correto preenchimento da declaração. “O Declare Certo tem se consolidado como uma forma de compartilhar esse conhecimento e demonstrar responsabilidade e compromisso social da classe contábil”, finaliza Gelson. 

Veja também

Prefeitura de Palma Sola oferece serviços de fomento ao empreendedorismo local28/10/19 A Administração Municipal de Palma Sola, no Extremo Oeste catarinense, intensifica o apoio e o fomento ao empreendedorismo local. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC, com o......

Voltar para (Blog)