Postado em 26 de Março às 15h33

Curso Técnico em Agronegócio é inaugurado em Campos Novos e Lages

Iniciativa é do Sistema Faesc/Senar em parceria com os Sindicatos Rurais

Iniciou em Campos Novos e Lages as aulas do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Ambos os polos são novos no Estado e receberam 40 alunos cada. Santa Catarina passa a contar com 12 polos de apoio presencial espalhados por todo o território catarinense.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo e o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi participaram das aberturas dos polos que contam com a parceria dos Sindicatos Rurais dos municípios para a execução das aulas. O curso terá duração de 1.230 horas com carga horária 80% a distância e 20% presencial com encontros nos polos e visitas à propriedades rurais para conhecer de perto a realidade do agronegócio catarinense.

“Nosso objetivo principal é contribuir na formação profissional de técnicos habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária catarinense. Muitos são os desafios a serem enfrentados no setor e, por isso, precisamos de pessoas engajadas e comprometidas, dispostas a trabalhar em prol do desenvolvimento do agro”, destacou o presidente do Sistema Faesc Senar, ressaltando a qualidade curricular do curso. 

Pedrozo salientou que desde que iniciou, em 2016, o curso já formou 335 técnicos no Estado. Segundo Zanluchi, o técnico em agronegócio formado pelo Senar/SC é um profissional especializado na execução de procedimentos de gestão, que planeja e auxilia na organização e controle das atividades de gestão do agronegócio. Sua atuação não se limita aos processos internos de uma propriedade, podendo trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. “Ficamos felizes em poder abrir mais dois polos em regiões importantes e estratégicas de nosso Estado. Sem dúvidas, o agronegócio catarinense será muito beneficiado”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, essa é uma conquista para a região do celeiro catarinense a qual certamente trará muitos benefícios, entre eles o conhecimento que os alunos, após dois anos, exercerão na prática contribuindo, assim, para o desenvolvimento do setor. “Agradecemos de modo especial ao presidente do Sistema Faesc/Senar que não mediu esforços para a implantação do polo e a prefeitura municipal que nos cedeu o local para as aulas. Esperamos, com essa nova oportunidade de ensino, proporcionar melhorias aos produtores rurais, garantindo cada dia mais qualidade de vida do homem do campo”. 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lages Márcio Cícero Neves Pamplona, reforçou que curso contribuirá na identificação das potencialidades, limitações e desafios futuros do agronegócio e das principais cadeias produtivas da agropecuária. “Em 2019, o Sindicato comemora 80 anos e, dentre as ações planejadas para 2019, a instalação do polo de apoio presencial é, sem dúvidas, o maior legado que entidade deixará para os produtores rurais e seus familiares, bem como a comunidade em geral. Por meio disso difundiremos o que de mais importante temos que é o conhecimento com foco no aumento da produtividade e melhoria da renda nas propriedades rurais”, complementou.

Em Campos Novos o polo de apoio presencial fica localizado no terceiro andar da prefeitura e em Lages na sede do Sindicato dos Produtores Rurais junto a Associação Rural de Lages, no Parque Conta Dinheiro. 

Veja também

Confirmado para agosto o 12º Encontro da Imprensa Catarinense26/03 O 12O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, está confirmado para o dia 03 de agosto de 2019, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó. A comunicação foi......

Voltar para (Blog)