Postado em 09 de Maio de 2019 às 17h33

Crianças aprendem sobre a importância da industrialização de alimentos na Faculdade SENAI Chapecó

Projeto Conecta Kids foi desenvolvido pela Graduação Tecnológica em Alimentos e contemplou alunos de escola municipal

Cento e vinte alunos do 1º ao 4º ano da Escola Básica Municipal Clara Urmann, de Chapecó, participaram nesta semana do Conecta Kids, uma ação social da Faculdade SENAI Chapecó. Esta ação é um desafio proposto para acadêmicos e faz parte da metodologia de trabalho da Faculdade por meio de projetos. As crianças foram recepcionadas no auditório e assistiram um teatro sobre mitos na alimentação. Após, conheceram a Planta Piloto de Processamento de Leites e Derivados, onde os acadêmicos da Graduação Tecnológica em Alimentos explicaram sobre higiene no manuseio de alimentos e sobre a industrialização de iogurtes e outros produtos lácteos. Também foi realizada uma pesquisa sobre os hábitos alimentares das crianças que servirá de subsídio para estudo posterior e desenvolvimentos de novos projetos pelos acadêmicos.
De acordo com a coordenadora da Faculdade SENAI Chapecó, Josiane Betat, a intenção do projeto foi levar conhecimentos para a comunidade do entorno da entidade. “É uma ação de responsabilidade social que contribui para que as crianças comecem a pensar mais nas escolhas que fazem na sua alimentação”. Os alunos também ganharam um jogo elaborado pelos acadêmicos sobre alimentos e um kit lanche produzido pelos mesmos e com o apoio de diversas empresas parceiras.
            A pedagoga da EBM Clara Urmann, Aline Bodanese, disse que assuntos como lavagem de mãos, bactérias, alimentação e saúde são trabalhados em sala de aula. “Essa atividade vem como um importante reforço, em ambiente diferente, auxiliando no aprendizado. Além disso, por meio das crianças também atingimos os pais, pois elas levam o que aprendem para dentro de casa”.
            O projeto teve como objetivo conectar as crianças com o processo de industrialização de alimentos. De acordo com a coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, Elisa Sonza, o Projeto Integrador também exercitou os estudantes a desenvolverem capacidades sociais, com cunho científico. “Os acadêmicos participaram da Jornada Tecnológica, uma semana de estudos e pesquisas para terem subsídios para criar um projeto com o foco social, com ligação à tecnologia de alimentos. O projeto trabalhou a interdisciplinaridade com o propósito também de desenvolver habilidades e atitudes éticas para mercado de trabalho”.
            Para a acadêmica do curso, Andréia Cristina Maroli, a atividade contribuiu para o aprendizado do conteúdo estudado em sala de aula. “Estou no 2º período, com conteúdos ainda em grande parte teóricos, e o projeto foi muito interessante porque repassamos o que aprendemos às crianças”, relatou a estudante que iniciou a graduação porque trabalha na indústria e começou a atuar no setor. “Despertou meu interesse e estou muito satisfeita”, frisou.
            O curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade SENAI Chapecó capacita profissionais, em nível tecnológico, para o desenvolvimento, gerenciamento, controle e avaliação dos produtos e seus processos produtivos na área de alimentos de acordo com normas técnicas, segurança, saúde e meio ambiente. O profissional pode desenvolver atividades voltadas a planejamento, elaboração, gerenciamento e manutenção dos processos relacionados a beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Também pode supervisionar processos, desenvolver novos produtos, monitorar a manutenção de equipamentos, coordenar programas de controle de qualidade e otimização dos processos industriais e muito mais.
             O mercado de trabalho em Chapecó e região para o tecnólogo em alimentos é promissor, com uma alta empregabilidade: 98% dos acadêmicos que finalizam o curso na Faculdade SENAI Chapecó estão trabalhando.

Veja também

SC: 14 anos como área livre de febre aftosa e 6 anos de zona livre de peste suína clássica25/05/21 Entrevista com o presidente do Sindicarne, José Antônio Ribas Junior: https://we.tl/t-HQ3zqOEkBO               Nesta terça-feira (25) Santa Catarina comemora 14 anos como zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nesta......
Sete passos para superar a crise21/05/20 Em workshop promovido pelo Sindicont Chapecó, Roberto Dias Duarte apresentou metodologia para enfrentar dificuldades...

Voltar para (Blog)