Postado em 28 de Maio de 2019 às 16h38

Cidasc alerta para focos de raiva bovina na Grande Florianópolis

Vacinação contra raiva se torna obrigatória na Grande Florianópolis. Após a confirmação de focos da doença em Tijucas e Biguaçu, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) reforça os trabalhos na região e pede a colaboração dos produtores rurais. Todos os bovinos, suínos e equínos devem ser vacinados e a nota fiscal apresentada no escritório municipal da Cidasc.  

A vacinação se torna obrigatória no meio rural de Tijucas, Canelinha, Biguaçu, São João Batista e Governador Celso Ramos. Os produtores rurais devem comprovar a vacinação apresentando a nota fiscal de compra na Cidasc.

Os médicos veterinários da Cidasc visitarão as propriedades rurais orientando os produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação. Lembrando que a raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos.

Sintomas
A raiva é transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, ataca o sistema nervoso central, causando mudança de comportamento, paralisia e em alguns casos, agressividade.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva, por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Usualmente, a doença é transmitida através da mordida do animal infectado, mas o simples contato entre saliva e feridas abertas, mucosas e arranhões também propaga o vírus.

Caso seus animais tenham marcas de mordedura causada pelo morcego hematófago, comunique a Cidasc, mesmo que não estejam doentes.

Morcegos
Os morcegos hematófagos são os principais hospedeiros do vírus da raiva por via aérea na América do Sul, portanto, mantenha sempre distância de morcegos mesmo que estejam imóveis e aparentemente mortos. Em caso de acidente com um desses animais procure um hospital ou posto de saúde mais próximo, relate o ocorrido e exija o tratamento adequado.
 
Avise ao médico veterinário da Cidasc se souber de algum local que possa abrigar morcegos hematófagos, tais como, cavernas; grutas; ocos de árvore; túneis; bueiros; passagem sob rodovias, cisternas e poços; casas e construções abandonadas. Nunca tente capturar um morcego, chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
Fone: (48)-3664-4417/(48) 98843-4996

Veja também

Comércio está otimista com as vendas do Dia das Crianças04/10/19 Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, o Dia das Crianças deve atrair os consumidores em todo o Estado. Os lojistas estão otimistas com as vendas, pois a data volta a ser promissora para o comércio catarinense. Após recuo em 2018, 89,13% dos varejistas acreditam que as vendas serão superiores ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da......
Projeto Parceiro Anjo motiva jovens a serem empreendedores09/12/21               Iniciaram neste mês as atividades da 11ª turma do Projeto Parceiro Anjo, no município de São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A iniciativa......

Voltar para (Blog)