Postado em 28 de Maio às 16h48

Chapecó sedia 1ª Open Squash MK2

Unimed Chapecó foi parceira do evento

Reconhecido pelos importantes benefícios à saúde, o Squash vem conquistando espaço no Oeste catarinense, tanto que nesse fim de semana Chapecó sediou um evento estadual. Trata-se da 1ª Open Squash MK2 Sports 2019 que reuniu cerca de 50 atletas de todo o Estado para competir em três categorias: dupla, por idade e nível técnico. A iniciativa contou com o patrocínio da Unimed Chapecó.
Apreciador da modalidade, o médico neurologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Auney de Oliveira Couto, pratica Squash há alguns anos. Segundo ele, o esporte de alta intensidade é fundamental para melhorar o sono, reduzir a ansiedade, minimizar as chances de desenvolver doenças e melhorar a qualidade de vida. “Estamos felizes com os resultados, tanto no que se refere ao número de participantes quanto pelo desempenho dos atletas. Isso demonstra que a promoção de competições é importante para fortalecer o esporte”.
O presidente da Federação Catarinense de Squash, Nelson Neto, realçou a satisfação pelo crescimento da modalidade em Chapecó. “Essa etapa, com 50 inscritos de todas as regiões do Estado, foi uma grata surpresa. A iniciativa do investimento na academia e o fato de trazer um profissional experiente, aliado ao apelo aos benefícios à saúde são alguns dos aspectos que justificam o aumento do número de atletas na modalidade no município, o que é fundamental para a promoção de competições”.
O dirigente observou, ainda, que a parceria da Unimed Chapecó na Copa foi essencial não somente pela estrutura à disposição para atendimento em caso de uma possível contusão ou outro problema de saúde de algum atleta, mas especialmente pelo incentivo à saúde.
Matheus Weingartner veio de Blumenau há um ano especialmente para atuar na MK2. “O desafio de fazer o esporte crescer. Foi o que me motivou a vir para o Oeste catarinense”, destacou Matheus que é praticante da modalidade desde 2011 e, além de professor, é competidor e participou da Copa em duas categorias. “O evento foi mais um passo para fortalecer a modalidade em Chapecó e região”, completou.
Motivado pela família, Vinicius Costa, de Caxias do Sul, contou que a prática de Squash faz parte de sua vida desde muito cedo. “Tudo começou com meu avô que passou para minha mãe e, hoje, já estou ensinando meu filho”, salientou o atleta que, aos 15 anos, iniciou a prática da atividade em um dos maiores clubes de Squash em Brasília e, aos 18, passou a competir e a ter resultados.
Entre as competições de destaque de Vinicius estiveram os Jogos Pan-Americanos de 2007 e de 2011, quando conquistou medalhas de bronze nos dois eventos. Formado em Educação Física, hoje ele atua em uma escola de Squash em Florianópolis. “Trouxe meus alunos para participar da competição em Chapecó. É muito legal porque além de transmitir as técnicas e táticas da modalidade, consigo passar um pouco da minha experiência como atleta”, finalizou.  
SQUASH
A modalidade é um esporte baseado no tênis e, por isso, cada partida é marcada por batidas de bola com o uso de uma raquete. A diferença é que os dois jogadores ocupam o mesmo espaço em uma quadra específica para a atividade.

Veja também

Cuidado infinito à saúde!31/10 Unimed Chapecó lança campanha unificada de conscientização para o diagnóstico precoce de doenças...

Voltar para (Blog)