Postado em 18 de Abril de 2019 às 14h59

Câmara Regional de Educação discute projetos para o Oeste em 2019

Atuação por meio de projetos específicos para cada região e participação ativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc), da Federação da Agricultura do Estado de SC (Sistema FAESC/SENAR) e da Federação das Indústrias do Estado de SC (FIESC) são estratégias para 2019 do Movimento SC pela Educação. As diretrizes para este ano foram apresentadas nesta semana, em Chapecó, durante reunião da Câmara Regional de Educação Oeste.
Para 2019, os temas que nortearão as atividades serão a escolaridade e a qualificação do trabalhador. De acordo com o diretor de Educação do SESI/SENAI, Claudemir José Bonatto, 39,1% dos trabalhadores da indústria no Estado ainda não têm a educação básica (ensino fundamental e médio) concluída. “A indústria tem 747 mil trabalhadores, dos quais 292 mil não tem a escolaridade básica completa. Isso reflete também nos demais setores da economia. Precisamos elevar a escolaridade do trabalhador, pois quanto mais escolarizado for, maior será a geração de riqueza, a remuneração e o movimento econômico. Também entendemos que o avanço tecnológico e as constantes mudanças no perfil da indústria e de todas as atividades econômicas exigem um trabalhador cada vez mais qualificado”, frisou acrescentando que elevar a escolaridade do trabalhador e qualificá-lo para o mundo do trabalho é determinante para a capacidade competitiva da economia catarinense. Durante a reunião, foram discutidos projetos prioritários para o Oeste alinhados a esses dois focos de atuação.
            A intenção para este ano também é estreitar e fortalecer o relacionamento do Movimento com as empresas; fortalecer a atuação das Câmaras Regionais de Educação; ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos; incentivar, cada vez mais, a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos; estimular a participação de empresas na disseminação de boas práticas relacionadas à educação, inspirando outras empresas; e empregar os propósitos do Movimento em prol das entidades do Sistema S.
            O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, lembrou que o propósito do Movimento é a educação para o mundo do trabalho. “Temos o grande desafio de ter todo trabalhador com educação básica completa até 2024 e todo trabalhador com educação profissional compatível com a função que exerce. Neste ano, haverá a alternância da gestão do Movimento entre as quatro federações e com os projetos oriundos das Câmaras Regionais avançaremos mais uma etapa”.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O movimento iniciou em 2012 tendo como tema central a mobilização da indústria para a elevação da escolaridade dos trabalhadores. Nos anos seguintes, os temas foram relacionados a família, jovens, gestão escolar, professores e educação integral. O gerente executivo regional do SESI/SENAI e interlocutor da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto, destacou que as reuniões são importantes para avaliação dos trabalhos e planejamento das ações tanto em nível regional como estadual. “O plano de trabalho anual relaciona todas as dimensões do Movimento SC pela Educação, envolvendo estudantes, professores, gestores e pais”.
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). 

Veja também

Voltar para (Blog)