Postado em 24 de Abril de 2019 às 15h26

CADEIA DO LEITE EM DEBATE: Interleite Sul debaterá conforto e bem-estar animal

Conforto e bem-estar animal será uma das temáticas centrais do Interleite Sul 2019 – considerado o mais qualificado e respeitado seminário técnico do setor – programado para os dias 8 e 9 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.
         O painel sobre esse tema está programado para iniciar às 11 horas da manhã do dia 9 de maio. “Bem-estar animal na prática da sua propriedade” será o foco da painelista Lívia Carolina Magalhães Silva, consultora em bem-estar animal de Uberaba (MG). Ela é pesquisadora do ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), localizado na FCAV-Unesp, Campus de Jaboticabal (SP) desde 2003, sob orientação do professor Mateus Paranhos da Costa.
         Graduou-se em Zootecnia pela FCAV-Unesp, com a apresentação do trabalho “Mais carinho no manejo de bezerros leiteiros: uma experiência bem-sucedida”, o qual recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional de Bem-estar Animal, WSPA. É mestre em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV-Unesp, onde investigou parâmetros genéticos na mortalidade de bezerros da raça Nelore e pela Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), Skara (Suécia), atuando na área de comportamento de bovinos de corte em ambientes heterogêneos. Doutorou-se em Zootecnia pela FCAV-Unesp e pelo IRTA (Investigación y Tecnologia Agroalimentarias), de Catalunya (Espanha), com elaboração de estudos na área de produção, comportamento e bem-estar de bovinos leiteiros. Atualmente desenvolve projetos na área de bovinocultura leiteira junto ao Grupo ETCO e a empresa BEA Consultoria e Treinamento.
Lívia Magalhães desenvolve pesquisas na linha de estratégias de manejo, comportamento e bem-estar e avaliações genéticas em bovinos leiteiros.
Outras abordagens desse painel são “Bem-estar animal e resultados na produção e rentabilidade da propriedade” com Douglas Erig, da Fazenda Agropecuária Silva Erig, de Victor Graeff (RS) e “Aplicação de tecnologia para maximizar o resultado na propriedade leiteira” com Marjori Ghellar, Fazenda Bom Sucesso, de São Marcos (RS).
         O coordenador geral do Interleite Sul e CEO da Agripoint Marcelo Pereira de Carvalho destaca que a preocupação com o bem-estar animal está na pauta dos produtores rurais e das indústrias catarinenses de processamento de carne. “Esta é uma questão absolutamente atual”, assinala.
O Interleite Sul terá 20 palestrantes-debatedores e um conjunto de temas da atualidade econômica, científica e mercadológica. O seminário tem como tema central Sistemas de produção e eficiência econômica para o sul do Brasil.
Através do site Interleite Sul  é possível conferir a programação e garantir a inscrição. Basta acessar http://www.interleite.com.br/sul/.

Veja também

Assembleia realiza sessão especial em homenagem aos 50 anos da OCESC23/06/22               A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, nesta semana, uma sessão especial para celebrar os 50 anos de fundação da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). Na ocasião, também foram homenageadas 24 personalidades que se destacaram por suas......
Rizartrose: saiba o que é, os sintomas e os tratamentos indicados28/07/20 Dor na base do polegar que agrava com atividades repetitivas, dificuldade em escrever ou realizar exercícios que requerem habilidades motoras finas como tocar um instrumento ou manipular objetos, e para os casos mais graves fraqueza,......

Voltar para (Blog)