Postado em 16 de Abril às 16h43

Aurora Alimentos homenageia protagonistas da história dos 50 anos

Fundadores, ex-presidentes, empresários rurais, empregados, parceiros e consumidores foram reconhecidos 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
“No Brasil e no mundo, a Aurora Alimentos tornou-se paradigma de sustentabilidade, qualidade em alimentos, compromisso com o bem-estar social e respeito ao meio ambiente – tudo temperado pelos princípios do cooperativismo universal. Assim é o cooperativismo que acalenta sonhos, realiza-os pela força do trabalho e faz seus frutos retornarem de forma proporcional à contribuição de cada um”, declarou o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, durante jantar em comemoração aos 50 anos da Cooperativa Central Aurora Alimentos, nessa semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).  
Criada em 15 de abril de 1969, a partir da iniciativa de 18 homens representando oito sociedades cooperativas, a Cooperativa Central Aurora Alimentos chega ao seu cinquentenário com o título de maior cooperativa de alimentos do Brasil. Para agradecer a cada um que contribuiu na construção dessa história, foram homenageados representantes de fundadores, ex-presidentes, empresários rurais, empregados, parceiros e consumidores. O ex-tenista e garoto propaganda da marca Gustavo Küerten (Guga) também esteve no evento e recebeu uma homenagem, assim como sua mãe Alice Küerten, presidente do Instituto Guga Küerten, e representou todas as instituições parceiras da Aurora Alimentos.
“Desde que iniciei minha carreira como tenista sempre acreditei que o que faz o sucesso é a soma de todos nós, assim como o slogan dos 50 anos da Aurora Alimentos. Jamais chegaremos a lugar algum se não for de mãos dadas. O sucesso da Aurora é o sucesso das pessoas que fazem parte dela e é justamente por isso que ela está entre as maiores do Brasil”, afirmou Guga.
O prefeito de Chapecó Luciano Buligon foi homenageado representando todos os municípios em que as Aurora Alimentos está presente e ressaltou a importância que a Aurora Alimentos possui para o desenvolvimento do município. “Onde a Aurora chega existe crescimento, dignidade e qualidade de vida aos moradores que passam a contar com mais uma oportunidade de emprego e renda. Nos sentimos honrados em ser o berço da matriz de uma empresa tão importante para o nosso Brasil”.
HOMENAGENS
As homenagens iniciaram com quem é responsável pelo primeiro estágio da produção: o empresário rural. Associado à primeira cooperativa agropecuária criada em Santa Catarina, a Cooperativa A1, desde 1984, o empresário rural Egon Zimmermann foi agraciado em nome dos milhares de produtores cooperados. Representando os mais de 28 mil empregados da Aurora Alimentos e os 10 mil empregados das cooperativas filiadas, o empregado do Frigorífico Aurora Chapecó I (FACH I), Olímpio Ferreira de Rezende, que possui 43 anos de empresa,foi o homenageado.
Os ex-presidentes também foram lembrados. Presidindo a Aurora Alimentos entre os anos de 1975 e 1982, o líder cooperativista Orlando Jacob Cella foi um dos homenageados, assim como o atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo que presidiu a Aurora Alimentos entre os anos de 2002 a 2006. Em memória também foram homenageados os líderes cooperativistas José Lunardelli e Aury Luiz Bodanese, pioneiros na trajetória da Aurora Alimentos. Lunardelli presidiu entre os anos de 1972 e 1974 e Bodanese em dois momentos nos anos de 1969 a 1971 e de 1982 a 2002. Os fundadores da Coopercentral também foram agraciados e representados por Sétimo Cesco.
Com um mix de produtos de 850 itens a Aurora Alimentos chega à mesa de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Em reconhecimento aos consumidores recebeu homenagem Kety Burtet, de Chapecó.
Outro elo fundamental para a Aurora Alimentos são os clientes que acreditam na marca e que levam sabor e qualidade à mesa das famílias. Para representar os mais de 100 mil clientes no Brasil e no mundo, Delcir Sonda, proprietário da rede de Supermecados Sonda, recebeu a homenagem na categoria. 
As grandes parcerias construídas nestes 50 anos também são marcas fortes da Aurora. Para representar os parceiros, foram homenageadas a Unimed Chapecó, representada pelo presidente Dr. José Pegoraro Foresti e o Sebrae/SC, representado pelo gerente regional Oeste Enio Albérto Parmeggiani
O relacionamento com as instituições financeiras, pautada pela transparência e pela confiança é um grande alicerce para a expansão e consolidação dos negócios. Por isso, a Aurora agradeceu a todas as instituições financeiras parceiras, representadas por Jayme Pinto Junior, superintendente corporate do Banco do Brasil.
Outra homenagem foi para a imprensa que exerce um papel fundamental para a sociedade ao levar notícias e possibilitar que a população se mantenha informada sobre o que acontece ao seu redor. Esse trabalho foi reconhecido com homenagem a um dos mais célebres membros da imprensa catarinense, jornalista, radiodifusor, advogado e empresário Alfredo Lang, representando toda a categoria.
O apoio e suporte recebido das instituições de classe também foi destaque com homenagem à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
O presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin e osuperintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, foram reconhecidos pela representação das cooperativas no cenário estadual e nacional.
A Aurora Alimentos é uma empresa genuinamente brasileira e orgulhosamente catarinense e, por este motivo, foram homenageadas as lideranças governamentais representadas pela vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr que esteve presente no evento e salientou a importância da Aurora Alimentos para a economia catarinense, consolidando-se como uma das maiores empresas do Estado.
Para representar todos os fornecedores da Aurora Alimentos foram condecoradas as seguintes empresas: Doremus representada por Augusto Schittkowski, Adisseo representada por Francisco Navas, DSM representada por Rodolfo Pereira, Tetrapak representada por Marcelo Queiroz e Sulmaq representada por Luiz Giriboni.
Os artistas plásticos chapecoenses Xico Bracht e Digo Cardoso também foram homenageados pela criação artística da Praça da Cooperação inaugurada na tarde da segunda-feira (15). O local é um marco histórico na comemoração dos 50 anos da Aurora Alimentos e do cooperativismo.
O trabalho ímpar de 13 distribuidores é essencial para garantir com competência e profissionalismo que os produtos cheguem às mais diversas partes do Brasil com qualidade. Os homenageados dessa categoria são: empresa Blesser, da cidade de Juína (MT); empresa Ocidental, de Manaus (AM); Disalli da cidade de Lauro Freitas (BA); Frios Guajará de Guajará-Mirim (RO); Nova Rover de Guajará-Mirim (RO); Frios Vilhena do município de Rio Branco (AC); Nutriama, de Macapá (AP); Jotaha (Jota A), de Juiz de Fora (MG); Frios Rio Branco de Boa Vista (RR); Oriente de Cacoal (RO); Central Frios de Chapecó (SC); Bamberg de Santa Rosa (RS); e Jumbo de Cascavel e Londrina (PR).
A última homenagem da noite visou agradecer as mais de 100 mil famílias que formam o sistema Aurora no campo e na cidade e foi entregue às 11 cooperativas representadas pelos dirigentes que estiveram presentes no evento: Cooperalfa (presidente Romeo Bet), Copérdia (presidente Vanduir Martini); Copervil (presidente Luiz Vicente Suzin), Coopercampos (presidente Luiz Carlos Chiocca); Caslo (presidente Valentin Macedo); Cocari (vice-presidente Marcos Trintinalha); Cooasgo (presidente Sergio Luiz Marcon); Cooper Auriverde (presidente Claudio Post); Cooperitaipu (presidente Arno Pandolfo); Cooper A1 (vice-presidente Lauri Slomski); e Coolacer (presidente Ademir Lazzarini).
A SOMA DE TODOS NÓS
O espetáculo “A Soma de Todos Nós” relembra a trajetória da Aurora Alimentos desde a fundação até os dias de hoje. Criado pela Companhia Sou Arte, de Campo Mourão (PR), uma das principais do Sul do País, a peça oferece, em cerca de 50 minutos, um mix de teatro, circo e dança com a participação de 20 artistas. A produção exclusiva contou com três meses de intenso trabalho. Cada detalhe foi planejado minuciosamente por dramaturgos, diretores teatrais e circenses além de coreógrafos. O espetáculo também será encenado em 11 municípios onde estão localizadas as cooperativas filiadas e em algumas unidades da Aurora. 

Veja também

Trajetória que emociona e inspira26/03 “Quando recebemos a notícia, foi como se o mundo tivesse virado de ponta-cabeça”. A declaração é de Alceu Carlos Krombauer, colaborador da Cooperativa Aurora Alimentos, ao lembrar da notícia que transformou a gestação da esposa, Francelise Chiapetti, e a espera do casal pelo pequeno Enzo. Foi na 16ª semana de gravidez, durante o exame de......
Abelardo Luz trabalha com foco no desenvolvimento econômico31/05 Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada no período de 20 a 24 de maio, palestra sobre o sistema de garantia de crédito, oficina sobre vendas, missão à Expo Gestão, atendimento do consultor credenciado ao......

Voltar para (Blog)