Postado em 08 de Julho de 2019 às 17h27

Arena Sebrae/SC: empreendedorismo e inovação em mais de 50 eventos simultâneos

Um ambiente inovador, inspirador e com uma diversidade de conhecimentos sobre os mais variados aspectos que envolvem o mundo empreendedor. Assim pode ser descrita a 1ª edição do Arena Sebrae/SC que reuniu empresários e potenciais empreendedores da região na sexta-feira (05) e sábado (06), na Arena Ivo Sguissardi, em Xanxerê, Oeste catarinense.
Foram cinco palestras máster e mais 50 eventos com duração média de uma hora realizados simultaneamente nos dois dias com renomados palestrantes e profissionais da área de tecnologia e inovação de vários segmentos, além de empresários que destacaram sua trajetória de sucesso. Gestão, inovação, marketing, turismo regional, linhas de crédito, vendas, compras governamentais, eSocial foram alguns dos temas em destaque nas palestras e workshops.
A programação também incluiu consultorias individuais, oficinas práticas sobre modelagem de negócios, painel de oportunidades e conhecimentos em ambientes de inovação como o espaço de realidade virtual do Sebrae que proporcionou experiências sobre modelos de negócios em um ambiente virtual 3D e a demonstração de robôs no Espaço Maker do Sesi/Senai, entre outros.
Ao fazer uma avaliação do ambiente e ouvir as pessoas que participaram das atividades, o analista de negócios do Sebrae/SC e coordenador do evento, Gilson Alberto dos Santos, concluiu que a iniciativa foi gratificante. “Todos tiveram um bom aproveitamento dos conteúdos das palestras e das áreas de inovação que fizeram parte da programação. Agora nosso próximo desafio é São José que receberá o evento nos próximos dias 19 e 20 deste mês, seguido por Joaçaba, nos dias 9 e 10 de agosto, Timbó e Joinville que realizam o Arena Sebrae simultaneamente, nos dias 25 e 26 de outubro, além de Itajaí, São Miguel do Oeste e Lages com datas a serem definidas”.
O gerente regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou que o ambiente do evento tem muito significado como referência da reconstrução não somente do ginásio, como também do município, que não mediu esforços para equacionar a destruição causada por um tornado em 2015. “A oportunidade que a governança da região e o Sebrae/SC deram aos empreendedores com certeza ficará marcada na história deste empreendimento comunitário. Apesar das dificuldades enfrentadas, especialmente no aspecto climático, os desafios foram superados e o evento teve pleno êxito”, observou.
O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, parabenizou o público por aproveitar a oportunidade e agradeceu ao Sebrae/SC por valorizar a Arena Ivo Sguissardi, inaugurada há poucos dias, transformando-a em um ambiente de aprendizado sobre os mais diversos aspectos que envolvem o mundo dos negócios. “Nosso município e região precisam de líderes e esse evento foi fundamental para novos conhecimentos, trocas de experiências e incentivo ao crescimento dos negócios”.
O gerente de atendimento empresarial do Sebrae/SC, Douglas Luis Três, realçou a importância do evento não somente aos empresários como também aos profissionais que fazem parte das equipes das empresas ao enfatizar a crescente inovação no mundo empresarial. Destacou as constantes transformações dos modelos de negócios, mencionou a crescente presença do movimento digital que está ocorrendo de forma intensa e proporcionou uma reflexão sobre a relevância de estar preparado para os próximos anos.
Experiência
Edina Aparecida de Oliveira e Marildo da Silva formalizaram, há alguns dias, a Olissil Divulgações e Publicidades em Xanxerê. Empolgados com a oportunidade de conhecimentos e novos contatos, eles levaram chimarrão para o evento e participaram dos dois dias de atividade. “Recebemos o convite na Prefeitura e, na hora, decidimos participar. Foi fundamental para conhecer práticas que podemos aplicar na empesa e, com base no que vimos aqui, já tivemos algumas ideias que serão colocadas em prática. Foi um evento importante e estamos torcendo para que ocorra mais vezes”, observou Marildo.
Além da experiência de participar de várias atividades do evento, Mateus Andrino Lemos aproveitou o momento para formalizar seu negócio com foco para jardinagem. “Já trabalhava na área e agora chegou o momento de ser um microempreendedor individual, obter os benefícios que a categoria jurídica oferece e buscar o crescimento no mercado”, destacou.
O evento também contou com parceiros que trouxeram orientações e conhecimentos sobre vários aspectos que envolvem o mundo dos negócios. Entre eles, esteve o 14º Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê, que esclareceu dúvidas de empresários e potenciais empreendedores sobre regularização de edificação e outros aspectos. “Juntamente com o corpo técnico tivemos um espaço para esclarecer dúvidas sobre segurança contra incêndio, alvará de construção, vistoria de habite-se e funcionamento, entre outras questões técnicas essenciais para o funcionamento de uma empresa”, afirmou o aspirante Douglas Amaral da Cunha.  
O Arena Sebrae/SC teve o apoio da Prefeitura de Xanxerê e parceria das seguintes entidades e instituições: UNOESC, Associação Empresarial (ACIX), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de SC (FIESC), SENAI, SESI, SENAC, Conselho Municipal de Turismo, Sociedade de Garantia de Crédito (GaranteOeste) e Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). 

Veja também

2021 encerra com retomada de crescimento no comércio chapecoense23/12/21 Assim como o País e o mundo, Chapecó viveu grandes desafios nos últimos dois anos em função da pandemia da Covid-19. Felizmente, 2021 chegou ao fim com prevalência de retomada de crescimento, segundo a Câmara de......

Voltar para (Blog)