Postado em 25 de Junho de 2019 às 16h59

ACIC no Legislativo: Votação do projeto para redução de vereadores é adiado pela quarta vez por pedido de vista

Vereador Carlinhos Nogueira solicitou prazo de até três dias para análise do projeto

Com entrada na Casa no dia 13 de fevereiro, o projeto número 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que propõe a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17, teve sua votação adiada mais uma vez na sessão dessa segunda-feira (24), por pedido de vistas do vereador Carlinhos Nogueira (PSD). Esta é a quarta vez que a votação é adiada pelo mesmo motivo, desde que entrou em pauta pela primeira vez, na sessão do dia 21 de maio deste ano.
Nogueira também solicitou vistas de outros dois projetos: 03, de autoria do vereador Cleiton Fossá (MDB), que institui o IPTU Verde em Chapecó e o 16, da vereadora Marcilei Vignatti (PT), que propõe a substituição dos canudos plásticos no município. A vereadora Astrit Tozzo (PSD) pediu vistas do projeto 04, do vereador Fossá, que dispõe sobre a divulgação da lista de espera dos munícipes cadastrados para o acesso aos programas habitacionais do Município.
PROPOSIÇÕES
O único requerimento aprovado na sessão foi o 146, da vereadora Marcilei Vignatti, que solicita o envio de convite ao delegado da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapecó, Wagner Meirelles, e ao  titular da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI), José Airton Stang, para que que compareçam ao Plenário da Câmara de Vereadores de Chapecó para falar a respeito das melhorias no atendimento da DPCAMI, a partir da instalação em nova sede.
RESPOSTA
Vinte e uma indicações foram aprovadas na tarde dessa segunda-feira e levantaram discussão sobre a necessidade de um retorno oficial como resposta às mesmas. Os vereadores Cleiton Fossá e Neuri Mantelli utilizaram a tribuna para sugerir que seja criado um canal de comunicação entre os vereadores e o secretariado municipal. “Não basta ser aprovada, o serviço tem que ser feito. Não recebemos retorno se foi feito, nem mesmo se foi recebido pelo secretário responsável”, afirma Mantelli, que também sugeriu a criação de uma lei que obrigue o secretariado a responder as indicações. Fossá compartilha da opinião e destacou que “quando a indicação vem da população, é aprovada por 21 vereadores, então é uma questão de respeito à Casa receber um retorno”.
CULTURA
Também foi aprovado em primeira votação o projeto 48, de autoria do Executivo municipal, que Institui o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), além das emendas propostas pelos vereadores ao mesmo. Este segue para segunda votação dos vereadores.
ACIC E OBSERVATÓRIO NA CÂMARA
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm participado, juntos, das sessões da Câmara de Chapecó. O objetivo das entidades é estar a par da atuação do Legislativo e contribuir com os debates.

Veja também

Faxinal dos Guedes inicia ações do Programa Cidade Empreendedora10/07/20 O município de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora – Basic, que visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. A iniciativa executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC acontecerá até dezembro deste ano através de dez......
ACIC anuncia dez medidas de apoio às empresas e à comunidade24/03/20 Entre as ações estão a criação de um Fundo Garantidor que viabilizará empréstimos de até R$ 50 mil para empresas associadas e uma campanha de arrecadação de recursos para o HRO...

Voltar para (Blog)