Postado em 07 de Agosto de 2019 às 17h16

“Abelardo Luz em Números” será apresentado para comunidade nesta quinta-feira

Evento também marcará o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico e Municipal (PEDEM)

A Prefeitura de Abelardo Luz e o Sebrae/SC apresentarão nesta quinta-feira (8), às 19 horas, na Câmara de Vereadores, o “Abelardo Luz em Números” – estudo com informações que sintetizam várias bases de dados secundários sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento do município. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora desenvolvido pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC.
O “Abelardo Luz em Números” é um relatório que apresenta o município sob diversos aspectos como: gerais, demográficos, sociais, infraestrutura, finanças públicas, econômicos, análise do setor primário e segmentos econômicos estratégicos. O documento aborda séries históricas com parâmetros de comparação entre o município e seu cluster, demonstrando assim, sua evolução e representatividade nesses contextos.
Para o prefeito Wilamir Domingos Cavassini, o “Abelardo Luz em Números” será fundamental para obter um parâmetro das questões que precisam ser melhoradas em todas as áreas e ajudará a alavancar o desenvolvimento econômico local. “Com esses números em mãos, poderemos traçar novas estratégias e metodologias para alcançarmos os objetivos que almejamos enquanto Administração Municipal: otimizar os serviços públicos, ampliar as oportunidades de emprego e renda e, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida de todos os abelardenses”, ressalta.
O evento também marcará o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico e Municipal (PEDEM) que visa planejar junto à comunidade o desenvolvimento econômico para 2030. O PEDEM busca identificar e planejar os setores econômicos do município para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. Um de seus principais objetivos é, a partir da visão da sociedade, identificar as prioridades dos setores econômicos e traçar um plano de ação para que esses setores sejam fortalecidos. A partir desse plano é possível ter uma visão compartilhada das prioridades desses setores econômicos e então as entidades de classe, governo e demais instituições e lideranças podem ser organizar para sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município ainda melhor e mais competitivo.
Programa Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a transformação local com a implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o programa permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, é feita a implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, Sala do Empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.

Veja também

Omitir-se não é uma opção: ACIC quer empresário engajado no processo cívico das eleições30/08/22 O empresário, como todo cidadão, tem o direito e o dever de acompanhar o processo político-eleitoral. Omitir-se não é uma opção. O apelo é da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que iniciou uma campanha de conscientização do empresariado sobre a importância das eleições para o futuro do......
Marco Temporal: manifestação da Faesc22/09/23 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) manifesta sua extrema preocupação com as consequências da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em não reconhecer a tese do......

Voltar para (Blog)