Postado em 24 de Abril de 2019 às 15h20

Abelardo Luz consolida ações do Projeto Cidade Empreendedora

Soluções em andamento têm foco para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local

O Cidade Empreendedora, realizado em Abelardo Luz pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, está focando esforços no planejamento e promoção de ações para desenvolver a economia com aproveitamento das oportunidades locais. A iniciativa conta com um conjunto de 35 soluções criadas para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano com a participação dos agentes econômicos – empresários, produtores rurais, microempresas, associações e entidades empresariais.
Entre as ações realizadas até o momento esteve o lançamento oficial no dia 11 de abril em evento quecontou com a presença de lideranças políticas e institucionais, empresários e comunidade.Também ocorreu a capacitação dos professores para prepará-los para a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas.A iniciativa tem por objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia e favorecem o desenvolvimento de atitudes necessárias para que os estudantes gerenciem a própria vida.
Outras atividades realizadas por meio do Cidade Empreendedora estiveram a reunião Kickoff que detalhou o trabalho do programa ao público interno da prefeitura e as atividades do eixo Compras Governamentais que tiveram início na última semana. A solução contempla consultorias, capacitação de aprimoramento dos compradores, encontro estadual de compras e evento em parceria com empresários.
O secretário de administração de Abelardo Luz, Nelson Francisco Martini, salienta  que o Cidade Empreendedora surgiu para complementar as ações de promoção do desenvolvimento do município. “Esse convênio realizado com o Sebrae visa principalmente o desenvolvimento e organização das cadeias produtivas de Abelardo Luz. Observamos no trabalho do Sebrae uma oportunidade para termos apoio no desenvolvimento de ações e projetos que nos auxiliem a crescermos ordenadamente de uma forma sustentável e sólida. Estamos satisfeitos com os trabalhos realizados até o momento e as expectativas para o andamento das ações são as melhores”.
Programa Cidade Empreendedora

Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para a realização das ações, o Sebrae disponibiliza profissionais e técnicos que atuam na implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico. Um diferencial é que a responsabilidade pelo desenvolvimento local é distribuída entre diferentes atores com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais, pensam e estruturam o desenvolvimento econômico desejado. O Cidade Empreendedora surgiu em 2017 e, na primeira etapa encerrada em dezembro do ano passado, atendeu 38 municípios de Santa Catarina. 

Veja também

Mercoagro 2020 vai ocorrer em cenário de expansão das exportações mundiais de carnes16/08/19 Um ambiente internacional de exportações crescentes garantirá transações superiores a 200 milhões de dólares durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020),  programada para o período de 15 e 18 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em......
Sindicont promove curso on-line ao vivo sobre práticas trabalhistas23/04 Esclarecer os pontos de alterações mais importantes das medidas adotadas pelo Governo no sentido de proteger as relações de emprego, além de buscar preservar as empresas de um maior impacto econômico em razão da......

Voltar para (Blog)