Postado em 05 de Junho de 2019 às 17h28

10ª Avaliação Regional reconhece os melhores vinhos do Oeste de SC

Os vinhos do Oeste catarinense analisados na 10ª Avaliação Regional, no último fim de semana em Pinhalzinho, serão premiados na sexta-feira (14), a partir das 19 horas, no CTG Porteira do Pinhal, durante o lançamento da 17ª Festa Colonial do Vinho, Queijo e Salame e jantar do Núcleo de Vitivinicultores da Associação Empresarial (ACIP). A iniciativa que reconhece os melhores vinhos da região é organizada pelas Associações de Produtores de Vinho da região, com o apoio do Sebrae/SC, UDESC, FACISC, associações empresariais, Epagri e Prefeituras. 
O evento de avaliação contou com a participação de 57 produtores dos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Nova Erechim, Quilombo, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão, Xanxerê e Ipuaçu. O encontro oportunizou a degustação de 116 amostras de vinhos das categorias branco, bordô e isabel e a classificação dos vencedores será anunciada durante o evento de premiação. “O objetivo é obter um parâmetro técnico do produto elaborado na região. Tivemos a participação de 12 enólogos que fizeram a degustação e, além de premiar os melhores vinhos, posteriormente apresentaremos as informações aos produtores”, destaca consultor credenciado ao Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, que presta consultorias aos vitivinicultores juntamente com o consultor Fábio Ecco.
 Segundo Panceri, a avaliação dos enólogos demonstra que cada vez mais os vinhos da região vêm obtendo destaque em qualidade. “Não precisamos importar. Todo o Oeste de Santa Catarina possui grandes vitivinicultores e vinhos de qualidade”.
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a iniciativa é fundamental para incentivar a qualificação constante e a busca pela qualidade na produção de vinhos. “Com a união dos parceiros conseguimos elevar a qualidade dos vinhos produzidos no território fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da uva. Os resultados confirmam que estamos no caminho certo”.  
Premiação local
Além da premiação regional programada para sexta-feira (14), em Pinhalzinho, ocorrerá no dia 19, no Salão Paroquial de Quilombo, o X Concurso Municipal do Vinho Artesanal com jantar e premiação. 

Veja também

Sistema Faesc/Senar-SC forma mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio em Canoinhas15/03/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, formou no último fim de semana, a segunda turma do curso Técnico em Agronegócio, na cidade de Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense. Os 12 formandos da turma 2020/2021 receberam os......

Voltar para (Blog)