Biosseguridade na avicultura: o que muda e onde estão os riscos
Especialista Bruno Pessamilio traz panorama da situação epidemiológica e aponta os principais pontos de atenção
Médico veterinário, Bruno Pessamilio oferecerá uma análise minuciosa do cenário sanitário atual e abordará os desafios mais urgentes enfrentados pelas granjas e pelas autoridades sanitárias no Brasil. (Foto:Divulgação)
De 5 a 7 de agosto, a cidade de Florianópolis (SC) será palco de um dos encontros mais aguardados do calendário técnico da avicultura nacional: o 15º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). Entre os destaques da programação, a palestra do médico veterinário Bruno Pessamilio promete atrair atenção especial dos profissionais do setor.
Com o tema “Atualizações sobre biosseguridade na avicultura brasileira: situação epidemiológica e pontos de atenção”, Pessamilio oferecerá uma análise minuciosa do cenário sanitário atual e abordará os desafios mais urgentes enfrentados pelas granjas e pelas autoridades sanitárias no Brasil. Em um momento em que surtos e riscos sanitários demandam vigilância constante, sua palestra surge como um verdadeiro guia para a proteção do plantel avícola nacional.
Bruno Pessamilio é médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e possui especialização em Defesa Sanitária Animal. Sua trajetória profissional confere autoridade e profundidade à temática que abordará. Atuou por quase cinco anos na Perdigão – hoje BRF – onde exerceu funções como sanitarista, responsável técnico e supervisor de área em granjas de matrizes de avós. Posteriormente, integrou o Ministério da Agricultura e Pecuária como Auditor Fiscal Federal Agropecuário por 16 anos, sendo que, durante 15 desses anos, trabalhou diretamente com o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), liderou a divisão responsável pelo programa por mais de uma década.
Atualmente, Bruno é CEO da Visionar Treinamentos e Consultoria, atua como consultor técnico independente para nove associações e entidades representativas da avicultura, além de prestar serviços a empresas do setor e fabricantes de produtos veterinários. Sua experiência também é requisitada por serviços veterinários oficiais de diversos estados brasileiros, onde atua como treinador e orientador técnico.
Com um olhar técnico e prático, Pessamilio pretende compartilhar aprendizados, apontar vulnerabilidades e apresentar soluções viáveis para elevar o nível da biosseguridade nas granjas brasileiras, com foco em prevenção, controle de riscos e resposta rápida às possíveis ameaças. A palestra é indicada não apenas para médicos veterinários e técnicos do setor, mas também para gestores, produtores e profissionais que atuam em qualquer ponto da cadeia avícola.
“Em um cenário onde a sanidade do plantel é condição indispensável para a competitividade internacional e a sustentabilidade da produção, ouvir quem esteve por dentro das principais decisões do setor é uma oportunidade rara. Com uma visão clara dos bastidores da sanidade avícola no Brasil, será levado ao palco do Simpósio muito mais do que números e protocolos. Bruno Pessamilio conectará experiência prática e conhecimento técnico para traduzir, de forma objetiva e acessível, onde o setor precisa estar mais atento diante da atual situação epidemiológica”, destaca o coordenador geral do evento Bento Zanoni.
A palestra promete esclarecer quais são os verdadeiros gargalos da biosseguridade atualmente e, mais importante, como enfrentá-los com estratégias eficazes e realistas. É um convite à reflexão e à ação para todos que têm a missão de proteger a produção avícola brasileira.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas pelo site www.simposioacav.com.br e até 30 deste mês de julho custam R$ 800,00 para profissionais e R$ 400,00 para estudantes.
Informações poderão ser obtidas pelo e-mail simposioacav@gmail.com, pelo telefone (48) 99673-6155 ou pelo instagram.com/acavsc.
Veja também
Programa de assistência técnica e gerencial inicia nova turma em Imaruí13/Mai/202113/05/21há 4 anos Quinta-feira, 13 de Maio de 202113/05/2021O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) iniciou, na última semana, um novo grupo na área de Bovinocultura de Corte, na comunidade Figueira Grande, em Imaruí. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em......