Banco de Alimentos de Santa Catarina abre unidade em Chapecó
Desde 2021, organização presidida pela FIESC já distribuiu mais de 200 toneladas de alimentos no estado
Na última semana empresários, sindicatos, empresas parceiras, voluntários e convidados se reuniram para a primeira assembleia para fundar o Banco de Alimento de Santa Catarina (BASC). (Divulgação)
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem 859 mil pessoas em situação de pobreza (vivem com menos de R$ 22 por dia) e 105 mil em extrema pobreza (vivem com menos de R$ 7 por dia). Na última semana empresários, sindicatos, empresas parceiras, voluntários e convidados se reuniram para a primeira assembleia para fundar o Banco de Alimento de Santa Catarina (BASC), uma iniciativa que tem o propósito de erradicar a fome e a insegurança alimentar no estado de Santa Catarina. A reunião ocorreu na sede da ACIC.
O projeto é resultado de um trabalho iniciado em 2023, inspirado na experiência do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, criado em 2007 anos em Porto Alegre e atualmente presente em 32 municípios gaúchos. Em Santa Catarina, o modelo é representado pelo Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) – Florianópolis, em operação há quatro anos, com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O presidente da instituição, Sandro Volpatto, frisou o simbolismo do momento para o município. “A criação do Banco de Alimentos de Santa Catarina, unidade Chapecó, representa um marco histórico para a cidade e evidencia a força do oeste catarinense, com seu associativismo e o trabalho conjunto de lideranças, instituições, empresas e organizações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Ele também ressaltou a trajetória da iniciativa. “Nosso propósito é, inicialmente, garantir o alimento, mas sempre com a perspectiva de promover autonomia e desenvolvimento social. Chapecó certamente será referência nessa missão”, concluiu Volpatto.
DIRETORIA
A primeira diretoria BASC-CH foi oficialmente constituída com representantes de diversas entidades locais. A presidência ficou a cargo de Cledimar Liberto de Carli, do Rotary Club. Como primeiro vice-presidente, foi eleito Carlos José Martinelli, representante do SIMEC, e, como segundo vice-presidente, Savério André Dadalt, do GOSC. Na secretaria está Altamir Luiz Scussiato, da MRGLSC. Na diretoria financeira, está Alexandre Florão, também do Rotary Club. O responsável pela área de marketing é Hilário J. dos Santos, da Unochapecó, enquanto a diretoria técnica será ocupada por Carlos Eduardo Carvalho, da Unoesc Chapecó. Roberto Guerra, do Rotary Club, assume a diretoria de patrimônio. A área jurídica será liderada por Douglas Aigner, da OAB-SC, Subseção Chapecó. Igor Giroto, do Lions Club, ocupará a diretoria de operações e Helon Antonio Rebelatto, da ACIC, assume a diretoria de benefícios.
O conselho fiscal é composto por Jorge Luiz Mattana, Ademir José Weschenfelder e Edson Sbardelotto, todos da MRGLSC. Como suplentes, foram indicados Edson Demétrio Piana, da CDL Chapecó; Luis Nottar, do Rotary Club; e Fernando da Silva Tome, também do Rotary Club.
APOIADORES DO BASC CHAPECÓ
·BASC – Banco de Alimentos de Santa Catarina - Florianópolis
·FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
·ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó
·SIMEC – Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó
·SCC – Sistema Catarinense de Comunicação – SBT, Chapecó-SC
SOBRE
O BASC é uma organização civil que atua para erradicar a fome e a insegurança alimentar em Santa Catarina. Os alimentos são arrecadados por meio de doações diretas, contribuições via Pix e campanhas em supermercados. A sede estadual fica no Centro Logístico do SESI/SC, em São José, onde também funciona o depósito de alimentos.
Veja também
Prazo para adesão ao MEI Caminhoneiro termina no dia 31 de março24/Mar/202224/03/22há 3 anos Quinta-feira, 24 de Março de 202224/03/2022Encerra na próxima quinta-feira (31) o prazo para adesão como microempreendedor individual (MEI) transportador autônomo de cargas – MEI Caminhoneiro, alerta o Sebrae/SC. Essa medida que beneficia o setor de transporte de cargas e torna mais simples e econômica a inclusão de caminhoneiros no regime previdenciário foi criada pela Lei Complementar nº 188/2021,......
Empresas estruturadas de maneira planejada para o futuro17/Out/201917/10/19há 6 anos Quinta-feira, 17 de Outubro de 201917/10/2019Para desenvolver o pensamento estratégico para direcionar o futuro do negócio a partir de iniciativas que sejam fruto de reflexão, da pesquisa e do conhecimento, oito empresas chapecoenses participaram do Programa de Gestão de......
Dia 28 de janeiro: Sindicont promove curso sobre a elaboração das demonstrações contábeis13/Jan/202013/01/20há 5 anos Segunda-feira, 13 de Janeiro de 202013/01/2020Com objetivo de apresentar, esclarecer e capacitar profissionais à execução dos procedimentos contábeis para a elaboração das Demonstrações Contábeis a serem levantadas em 2019, o Sindicato dos......