Aurora Coop anuncia adoção do sistema “Cobre e Solta” a partir de 2025
O sistema “Cobre e Solta” permite que as fêmeas suínas se movimentem livremente nas baias e tenham mais conforto, alinhando-se às diretrizes de bem-estar animal da Aurora Coop. (Foto: arquivo/Aurora Coop)
A Aurora Coop, uma das maiores cooperativas agroindustriais do País, pioneira no Brasil na adoção de práticas sustentáveis e de bem-estar animal, comunicou que, a partir de 2025, todas as novas instalações destinadas a matrizes suínas adotarão obrigatoriamente o sistema “Cobre e Solta” como padrão construtivo e funcional. O anúncio foi feito pelo diretor vice-presidente de agronegócio, Marcos Antonio Zordan.
O sistema “Cobre e Solta” permite que as fêmeas suínas se movimentem livremente nas baias e tenham mais conforto, alinhando-se às diretrizes de bem-estar animal já adotadas pela Aurora Coop, demonstrando o compromisso contínuo com a melhoria das condições de criação.
PRÁTICAS DE MANEJO APRIMORADAS
Além da mudança no sistema produtivo, a Aurora Coop tem promovido avanços significativos nas práticas de manejo dos suínos. Essa trajetória de evolução é fruto de um compromisso consolidado com o cuidado animal. Há muitos anos, a cooperativa adota boas práticas de produção, com atenção contínua ao bem-estar dos animais em todas as etapas do sistema produtivo.
Essas melhorias incluem cuidados essenciais, como o aquecimento adequado das instalações para propiciar o conforto térmico dos leitões, o fornecimento de água de qualidade e uma nutrição balanceada com mais de 20 tipos de rações, formuladas de acordo com cada fase da vida dos animais, assim como todos os outros cuidados que compõe as boas práticas de produção e o bem-estar animal.
A decisão estratégica de implantar o sistema “Cobre e Solta” em todas as novas instalações reforça esse compromisso histórico da Aurora Coop.
COMPROMISSO CONTÍNUO
O vice-presidente destacou que a transição para sistemas mais éticos e sustentáveis, como o “Cobre e Solta”, demanda investimentos significativos em infraestrutura e manejo. Por isso, a Aurora Coop tem mobilizado esforços conjuntos com as cooperativas filiadas e estas com seus associados, para viabilizar essa mudança de forma estruturada, fornecendo suporte técnico, planejamento e acompanhamento contínuo. Mesmo diante dos altos custos de adequação, a Aurora Coop, as cooperativas filiadas e os produtores rurais demonstram comprometimento com o bem-estar animal e com o futuro da produção suína responsável.
Essa iniciativa faz parte do Programa de Bem-Estar Animal da Aurora Coop, que visa proteger os animais em toda a cadeia produtiva, contribuindo para uma produção ética e sustentável. A cooperativa investe constantemente em educação, melhorias de instalações e processos, além da modernização de conceitos produtivos.
“Com essa ação, a Aurora Coop fortalece sua posição como referência nacional e internacional em responsabilidade socioambiental, atendendo às expectativas de mercado, consumidores e parceiros comerciais, além de antecipar exigências de legislação futura e garantir maior previsibilidade nas operações agropecuárias”, encerra Zordan.
Para mais informações sobre as diretrizes de bem-estar animal da Aurora Coop, acesse:
Agroindústria do sul define pautas do setor15/Mar/202215/03/22há 3 anos Terça-feira, 15 de Março de 202215/03/2022As entidades de representação do setor agroindustrial do sul do Brasil estiveram reunidas em Florianópolis, na semana passada, para definir pautas de atuação conjunta. A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (SINDIAVIPAR) e a Associação Gaúcha de......
FCDL/SC e Sebrae/SC unem forças para fortalecer o comércio em São Miguel do Oeste03/Set/202403/09/24há 1 ano e 1 mês Terça-feira, 03 de Setembro de 202403/09/2024A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste (CDL) foi sede de um encontro, realizado na última semana, para a apresentação do novo projeto do Programa Estadual de Sustentabilidade em parceria com o Sebrae/SC (Foto:......
Emissão e conservação de documentos fiscais é tema de curso promovido pelo Sindicont25/Jul/201925/07/19há 6 anos Quinta-feira, 25 de Julho de 201925/07/2019O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, promove o curso “Emissão e Conservação dos Documentos Fiscais e Principais......