Audiência pública discute estadualização de vias municipais em Santa Catarina
Proposta é criar um corredor estratégico para escoamento da produção
O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), contou com a presença de deputados estaduais, autoridades locais, produtores rurais e representantes da sociedade civil. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de debater a estadualização das vias municipais que interligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo, ocorreu, na última semana. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), contou com a presença de deputados estaduais, autoridades locais, produtores rurais e representantes da sociedade civil.
Estiveram presentes o deputado estadual Altair Silva (PP); o prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame; o prefeito de União do Oeste, Everaldo Cassonatto; o vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordam; o presidente do Sindileite, Selvino Geisel.
O presidente do Simec, Carlos Martinelli, representou o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, na audiência e frisou que a proposta visa transformar as estradas municipais em rodovias estaduais o que criará um corredor logístico estratégico entre a SC-157 (Quilombo) e a BR-282 (Pinhalzinho).
“É de suma importância a pavimentação de um corredor que ligue essas duas rodovias, de fuma forma que reduzirá os custos na logística de matérias primas, como leite, suínos e aves, até para as indústrias de processamento. Isso tornará a atividade ainda mais competitiva, gerará mais renda aos produtores rurais, e ainda, proporcionará mais qualidade de vida aos residentes da região. É um primeiro passo para um projeto de longo prazo”, afirmou Martinelli.
MELHORIAS
O vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordam, revelou que a entidade percorre 93 mil quilômetros mensais na região, assim, as estradas melhores reduzirão custos e aumentarão a eficiência da produção agropecuária. No setor leiteiro, o presidente do Sindileite, Selvino Geisel, comparou os custos brasileiros com os de países concorrentes, apontou que enquanto outros locais gastam oito centavos por litro de leite em logística, aqui chega a 0,14 centavos, sendo necessária a melhoria da infraestrutura para aumentar a competitividade. Quanto aos próximos passos, o deputado Altair Silva anunciou a formação de uma comissão com prefeitos, vereadores e representantes do setor produtivo para encaminhar a proposta, com o objetivo de levar essa demanda ao governador e buscar sua inclusão no Programa Estrada Boa Rural.
Veja também
Sistema OCESC promove Semana do Cooperativismo Catarinense21/Jun/202121/06/21há 4 anos Segunda-feira, 21 de Junho de 202121/06/2021 Para festejar o sucesso de um movimento que viceja em todos os continentes e é responsável pelo desenvolvimento cultural, social e econômico de milhões de pessoas, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e o SESCOOP/SC promovem, no período de 28 de junho a 2 de julho, a Semana do Cooperativismo Catarinense. As atividades......
Major Vieira comercializa 264 animais em leilão virtual01/Abr/202101/04/21há 4 anos Quinta-feira, 01 de Abril de 202101/04/2021Evento 100% on-line ofertou bovinos de alta qualidade assistidos pela ATeG e contou com apoio do Sistema FAESC/SENAR-SC...