Postado em 27 de Maio de 2025 às 10h02

Audiência pública discute estadualização de vias municipais em Santa Catarina

Proposta é criar um corredor estratégico para escoamento da produção 

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), contou com a presença de deputados estaduais, autoridades locais, produtores rurais e representantes da sociedade civil. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de debater a estadualização das vias municipais que interligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo, ocorreu, na última semana. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), contou com a presença de deputados estaduais, autoridades locais, produtores rurais e representantes da sociedade civil.
            Estiveram presentes o deputado estadual Altair Silva (PP); o prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame; o prefeito de União do Oeste, Everaldo Cassonatto; o vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordam; o presidente do Sindileite, Selvino Geisel.
            O presidente do Simec, Carlos Martinelli, representou o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, na audiência e frisou que a proposta visa transformar as estradas municipais em rodovias estaduais o que criará um corredor logístico estratégico entre a SC-157 (Quilombo) e a BR-282 (Pinhalzinho).
“É de suma importância a pavimentação de um corredor que ligue essas duas rodovias, de fuma forma que reduzirá os custos na logística de matérias primas, como leite, suínos e aves, até para as indústrias de processamento. Isso tornará a atividade ainda mais competitiva, gerará mais renda aos produtores rurais, e ainda, proporcionará mais qualidade de vida aos residentes da região. É um primeiro passo para um projeto de longo prazo”, afirmou Martinelli.
MELHORIAS
O vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordam, revelou que a entidade percorre 93 mil quilômetros mensais na região, assim, as estradas melhores reduzirão custos e aumentarão a eficiência da produção agropecuária. No setor leiteiro, o presidente do Sindileite, Selvino Geisel, comparou os custos brasileiros com os de países concorrentes, apontou que enquanto outros locais gastam oito centavos por litro de leite em logística, aqui chega a 0,14 centavos, sendo necessária a melhoria da infraestrutura para aumentar a competitividade. Quanto aos próximos passos, o deputado Altair Silva anunciou a formação de uma comissão com prefeitos, vereadores e representantes do setor produtivo para encaminhar a proposta, com o objetivo de levar essa demanda ao governador e buscar sua inclusão no Programa Estrada Boa Rural.

Veja também

Estudantes aprendem sobre empreendedorismo com ações lúdicas em Concórdia11/11/19 Como empreender, qual a melhor maneira de investir os recursos e como calcular os preços dos produtos, considerando custo, margem e rentabilidade. Esses foram alguns dos conceitos aplicados na prática pelos 144 estudantes, do 1º ao 5º ano, do SESC Escola do município de Concórdia que participaram neste ano do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do......
As boas práticas de Núcleos Empresariais25/04/25 De acordo com a diretora de núcleos empresariais, Cleunice Zanella, o compromisso é realizar encontros produtivos, que fomentem inovações e a troca de boas práticas. (Foto: Débora Favretto/MB......

Voltar para (Blog)