Atividade física regular favorece uma postura correta
O levantamento ou o carregamento de peso excessivo, condições inadequadas para executar o trabalho cotidiano e a manutenção de posturas incorretas por muito tempo resultam nas desconfortáveis dores, principalmente da região lombar. O incômodo ocorre pela má postura da pessoa e pela tensão nos músculos e nos ligamentos que sustentam a coluna.
“O primeiro indicativo é o mal-estar que se não tratado adequadamente pode se transformar em uma deformidade irreversível. Em casos crônicos os pacientes têm redução da qualidade de vida, limitação de sua capacidade de trabalho e também para realizar atividades do cotidiano”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann ao relatar que medidas simples favorecem uma postura correta, como a prática regular de atividade física.
Como prevenção, Reichmann orienta corrigir a própria postura nas atividades diárias domésticas ou profissionais de maneira que a coluna permaneça ereta. Alguns exercícios como caminhada, ioga, alongamento muscular, hidroterapia e reeducação postural auxiliam na correção da postura. Também é recomendado a redução de esportes de alto impacto e a adequação da dieta alimentar para evitar a obesidade e, consequentemente, a sobrecarga da coluna.
Os profissionais que realizam atividades repetitivas que requerem esforço constante precisam ter zelo redobrado com a postura, pois esses fatores desencadeiam a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Essa síndrome é constituída por um grupo de doenças, como tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo e mialgias. “As empresas estão atentas sobre a importância da ergometria correta para prevenir as doenças posturais dos trabalhadores, bem como para evitar afastamentos ou trocas de funcionários por lesões repetitivas”, complementa Reichmann.
Veja também
São Miguel do Oeste e região fortalecem bovinocultura de corte13/Abr/202213/04/22há 3 anos Quarta-feira, 13 de Abril de 202213/04/2022 São Miguel do Oeste está entre os municípios do extremo oeste com propriedades impecáveis que se destacam no cenário da bovinocultura de corte – setor que vem se desenvolvendo muito no Estado nos últimos anos. Isso porque os produtores não medem esforços para inovar, implementar tecnologias e buscar constantemente o aperfeiçoamento......
VALE DO ITAJAÍ: SENAR/SC capacita gratuitamente 800 profissionais do meio rural em maio15/Mai/201915/05/19há 6 anos Quarta-feira, 15 de Maio de 201915/05/2019O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove no mês de maio, na região do Vale do......