Postado em 21 de Julho de 2023 às 15h47

Associados da ACIC reforçam participação da entidade no desenvolvimento de Chapecó

Encontro foi realizado nesta sexta-feira, na ACIC
Nova ferrovia, reforma tributária, duplicação da BR-282, adequação dos recursos destinados para o Hospital Regional do Oeste (HRO). Essas e muitas outras demandas estão em discussão na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e foram abordadas com antigos associados da entidade nesta sexta-feira (21), em momento de integração, de troca de experiências e de fortalecimento do associativismo. Os empresários relataram suas trajetórias, falaram de desafios, superações e da contribuição da ACIC para o desenvolvimento dos negócios e do município.
O empresário Marcos Moschetta lembrou que algumas reivindicações estão na ACIC há décadas, como a construção de ferrovias, a reforma tributária, a melhoria das rodovias federais e estaduais e na saúde. “A ACIC tem um envolvimento muito grande e é por isso que Chapecó cresce e se desenvolve”, frisou. A atuação das entidades civis também foi enfatizada pelo empresário Edgeu Rotava. “As entidades conseguem fazer acontecer. A ACIC é uma grande provedora de ações importantes em Chapecó e tem muita influência em tudo o que acontece no município e na região”.
O primeiro vice-presidente da ACIC, Helon Rebelatto, destacou que a intenção do café com os associados é aproximar a entidade e as empresas, expor as ações da ACIC e o que ela oferece, além de ouvir as demandas dos empreendedores. “A ACIC representa quase 1.500 associados, mas suas ações também têm impacto em toda a classe empresarial, no município e na região. Buscamos melhorias para o setor em específico, mas muitas das nossas pautas influenciam na vida de toda a população, como é o caso da infraestrutura, da saúde, da educação e da segurança pública”, frisou.
A ACIC também mantém representantes em mais de 40 conselhos municipais, participando ativamente das decisões e dos encaminhamentos em diversos setores do município, e se envolve em ações sociais e de sustentabilidade. Além disso, oferece diversas soluções empresariais aos associados, capacitações e eventos que proporcionam aprendizado, relacionamento e desenvolvimento pessoal e dos negócios. Rebelatto comentou que uma das demandas que surgiu a partir das reuniões com os associados foi uma capacitação sobre sucessão familiar.
Outra maneira de se conectar com a entidade são os núcleos empresariais, que buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. Neste ano, os 13 núcleos da ACIC estão desenvolvendo 145 atividades, entre eventos capacitações, ações de acessos ao mercado, de sustentabilidade e sociais. Os grupos empresariais congregam 393 empresas e 504 pessoas nucleadas.
            Neste ano, a ACIC completou 76 anos. Sua atuação, pró-atividade e inovação culminou na conquista do Prêmio Inova +, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), entregue em novembro do ano passado: a ACIC ficou em 1º lugar na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados. A quantidade de ações, atividades realizadas e o controle do que é feito foram aspectos determinantes para a ACIC receber a premiação.

Veja também

Voltar para (Blog)