As particularidades da tributação no setor imobiliário e na construção civil
Temática foi abordada nesta semana em curso promovido pelo Sindicont Chapecó
As normas de tributação previdenciária para o setor imobiliário e construção civil têm diversas particularidades, como retenção de INSS, elisão de responsabilidade solidária, contratação de terceiros, entre outras. Essas e outras temáticas foram abordadas nesta semana no curso “Contabilidade e tributação do setor imobiliário e construção civil”, promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont).
O objetivo foiproporcionar o entendimento e a metodologia contábil referente às atividades do setor imobiliário e da construção civil e as opções de tributação de cada segmento.
O instrutor, contador Márcio Alves Medeiros, explanou sobre a Instrução Normativa da Receita Federal nº 2.110, do dia 17 de outubro deste ano. A IN trata das normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais destinadas à Previdência Social e revogou a IN RFB nº 971/2009. Passou a vigorar a partir de 1º de novembro.
O ato consolida as regras gerais editadas pela antiga Secretaria da Receita Previdenciária e promove as atualizações necessárias visando a adequação com as demais normas emitidas pela Receita Federal. A Instrução Normativa integra o Projeto Consolidação, no qual já foram revogadas 861 instruções normativas até o presente momento, totalizando uma redução de 48% do acervo regulatório da instituição.
Medeiros expôs as alterações que ocorreram com a mudança da Instrução Normativa e destacou que estar atualizado é fundamental para oferecer um bom atendimento e prestação de serviço excelente aos clientes. Disponibilizou aos participantes do curso um vasto material com legislação. “Apesar disso, a capacitação foi bem prática, abordamos todas os aspectos legais contábeis e tributários que envolvem o setor imobiliário e construção civil”, frisou.
O diretor financeiro do Sindicont, Carlo Alex Röhrig, comentou que esse foi o último curso presencial deste ano e enfatizou a importância da educação continuada. “Nós consideramos bem relevante esses cursos disponibilizados aos profissionais de contabilidade, para que sempre possamos buscar o conhecimento e a atualização na legislação vigente, com o objetivo de informar e orientar nossos clientes da melhor forma possível. Com a pandemia, precisamos cancelar as capacitações presenciais e fomos retomando aos poucos. Para 2023, o projeto terá continuidade, com mais intensidade e com novas qualificações”.
A agenda de cursos promovidos pelo Sindicont está disponível no site www.sindicontcco.com.br. Mais informações pelo WhatsApp (49) 9 9124-9017.
Veja também
Chapecó agora só tem uma ligação aérea com Florianópolis22/Abr/201922/04/19há 6 anos Segunda-feira, 22 de Abril de 201922/04/2019Em razão de crise que enfrenta nos últimos anos, a Avianca Brasil deixou nesta segunda-feira (22) de operar no Aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, suprimindo assim a ligação aérea que operava na rota Chapecó-Florianópolis. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) lamenta que, por enquanto, apenas uma empresa (a Azul)......
Sebrae lança a 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo28/Jun/202128/06/21há 3 anos Segunda-feira, 28 de Junho de 202128/06/2021Na última edição, dos sete finalistas da etapa nacional, dois vencedores representavam Santa Catarina. As inscrições começam no dia 1º de julho ...
São Carlos está com inscrições abertas para capacitação de artesãos24/Set/202124/09/21há 3 anos Sexta-feira, 24 de Setembro de 202124/09/2021Estão abertas até o dia 6 de outubro as inscrições para seleção de artesãos do município de São Carlos, no oeste catarinense. O objetivo é capacitar gratuitamente os artesãos locais......