Postado em 04 de Novembro de 2022 às 16h48

Artesania Cordilheira: coleção de artesanato mostra potencialidades e atrativos do município de Cordilheira Alta

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Capacitar os artesãos do município de Cordilheira Alta, visando fomentar o trade turístico e mostrar através da arte as potencialidades e atrativos da cidade. Esse é o objetivo do Grupo “Artesania Cordilheira”, que iniciará na próxima semana com as oficinas criativas de artesanato por meio do Programa Cidade Empreendedora, executado entre a Administração Municipal e o Sebrae/SC. A iniciativa permitirá um posicionamento diferenciado ao artesanato local, focado em divulgar os destaques do município. Os interessados em participar do projeto, devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
Inicialmente, a Administração Municipal adequou o turismo e a cultura, preenchendo os requisitos estabelecidos pelo Ministério do Turismo, para inserir Cordilheira Alta no Mapa do Turismo Brasileiro. Após, foi realizada uma pesquisa iconográfica pelo Sebrae/SC, que mapeou os principais ícones e símbolos do município, buscando elementos para criação de produtos artesanais com a identidade própria do município. Com o lançamento da coleção, que aconteceu nesta semana (01), iniciará a aplicação das Oficinas para as artesãs do município, sendo composta por sete encontros presenciais com as consultoras do Sebrae/SC.
A consultora do Sebrae/SC, Silvia Baggio, explica que a equipe criou uma coleção para mostrar ideias e potenciais de produtos artesanais para Cordilheira Alta. “Criamos uma mostra do que o projeto se propõe a trabalhar com as artesãs. Quem participar das oficinas, vai aprimorar as práticas artesanais que já desenvolvem, através de uma oficina com sete encontros, onde serão criados outros produtos para a coleção, que depois poderá ser comercializada”, comentou.
De acordo com a responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cordilheira Alta, Sonia Briancini, o aprimoramento do artesanato local é visto com grandes expectativas pelo Poder Público, principalmente, pela produção associada ao turismo. “O artesanato que vamos desenvolver e potencializar, vai retratar a identidade e as potencialidades de Cordilheira Alta. Nosso relevo, o belo pôr do sol, a história do moinho, com destaque também para a vinícola e a cervejaria que estão localizadas no município. Além disso, não podemos esquecer da dança, pois temos grandes festivais e profissionais nesta área. Vamos abordar todos os pontos que se destacam no município e que podem ser divulgados”, enfatizou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que as ações do Cidade Empreendedora também são voltadas para mostrar as potencialidades, riquezas e belezas dos municípios. “São oportunidades de trabalho e renda, aproveitamento das vocações, preservação das culturas locais, formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado, promoção da profissionalização e comercialização dos produtos artesanais que fomentam o setor turístico e a cultural local”, finalizou.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   
 

Veja também

Agroindústria do sul define pautas do setor15/03/22 As entidades de representação do setor agroindustrial do sul do Brasil estiveram reunidas em Florianópolis, na semana passada, para definir pautas de atuação conjunta. A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (SINDIAVIPAR) e a Associação Gaúcha de......
Inscrições abertas para Empretec Rural em Palmitos11/05/22 Empreendedores rurais de pequenas propriedades das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos,......

Voltar para (Blog)