Postado em 13 de Agosto de 2020 às 17h38

APAE de Pinhalzinho realiza atividades sobre empreendedorismo na pandemia

O mundo precisou se adaptar às novas realidades impostas pela pandemia da covid-19. Aulas online e acompanhamento remoto das atividades educacionais foram alternativas para não interromper o processo de ensino-aprendizagem. A educação se reinventou e aproveitou a oportunidade da mudança social para implementar novas estratégias e apresentar conteúdos diferenciados.
Exemplo disso é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhalzinho (APAE), que mesmo com o distanciamento social, tem desenvolvido com os educandos ações do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/SC. As atividades foram enviadas aos educandos por meio de videoaulas gravadas pelos professores e encaminhadas aos grupos de WhatsApp de cada turma.
A intenção foi proporcionar aos educandos e seus familiares a vivência de experiências colaborativas de aprendizagem por meio da educação empreendedora, incentivando-os com novas aprendizagens, apresentando novos conhecimentos e aprimorando comportamentos empreendedores. “Queremos também o contínuo desenvolvimento da autonomia, com a compreensão sobre direitos e deveres e a importância como ser social e a participação na comunidade. Por isso as propostas de ensino têm como base a formação conceitual e estimulação cognitiva”, explica a diretora Leoni Cecilia Rachor Busz, ao comentar que participam do projeto 13 turmas.
Aliando teoria e prática foram desenvolvidas as oficinas temáticas: O Mundo das Ervas Aromáticas, Temperos Naturais, Brinquedos Ecológicos, Locadora de Produtos e Sabores e Cores. Com essa proposta pedagógica, o Programa JEPP visa fomentar o empreendedorismo, proporcionando prática, estudo e debate; vivências e experiências colaborativas de aprendizagem; desenvolvimento de diferentes atividades que incentivem a prática do pensar; compreensão de regras e estímulo ao pensamento empreendedor, além de atividades que aprimoram habilidades.
A APAE de Pinhalzinho atende 212 educandos dos municípios de Pinhalzinho, Águas Frias, Nova Erechim, Nova Itaberaba e União do Oeste. Segundo a diretora, o JEPP é desenvolvido há quatro anos a partir de atividades correlacionadas a outros programas e outras áreas de atuação multidisciplinar. “A cada edição buscamos inovar e neste ano não foi diferente, principalmente em função das adaptações impostas pela pandemia. Mesmo com os desafios de trabalhar remotamente observamos o empenho e o envolvimento das famílias na execução das atividades propostas”, comenta.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, os resultados obtidos com o JEPP encantam a comunidade, pois aprimoram habilidades a partir de atividades lúdicas e incentivam a autonomia e o comportamento empreendedor. “A APAE de Pinhalzinho está de parabéns pelo comprometimento em proporcionar inclusão das mais diversas áreas do conhecimento”, comenta.

Veja também

Voltar para (Blog)