Postado em 19 de Julho de 2022 às 17h13

Anchieta realiza oficinas culinárias para divulgar receitas à base de milhos tradicionais

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Para valorizar as tradições locais, incentivar a produção de receitas à base de milhos tradicionais e fomentar o comércio com a inserção desses produtos foi realizada, nesta semana, a 2ª Oficina Culinária no município de Anchieta, no extremo oeste catarinense. A iniciativa faz parte dos preparativos para o Festival Gastronômico, que será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro deste ano, no Salão Paroquial. A organização do evento conta com apoio da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Nesta oficina foram feitas duas receitas: bolo e biscoitos de milho crioulo de Anchieta. Elas foram selecionadas a partir do resgate e do levantamento realizado pela comunidade, na qual foram selecionadas 40 receitas para compor um livro de gastronomia do milho crioulo de Anchieta. A consultora credenciada ao Sebrae/SC e nutricionista, Francieli Finger, explica que a partir dessa seleção foram elaboradas oficinas culinárias com o intuito de repassar essas receitas para outros moradores e incentivar o consumo do milho crioulo, que é um ingrediente muito rico em nutrientes e que traz o resgate cultural do município. Nas outras capacitações foram elaboradas as receitas de polenta cremosa e rapadurinha de farinha de milho crioulo de Anchieta.
Participaram das oficinas os integrantes da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur), empresários que atuam no setor turístico e moradores que disponibilizaram suas receitas. A empresária Márcia dos Santos é proprietária de restaurante e padaria e proporciona aos turistas que visitam a cidade café da manhã e jantares especiais e personalizados. Segundo ela, as oficinas de culinárias proporcionaram o conhecimento de novas receitas e a troca de experiências. “Achei muito interessante a proposta e com vivências que agregam em nosso dia a dia. Pretendo colocar em prática todo o aprendizado adquirido, principalmente, ao servir estes pratos deliciosos”, avaliou.
A agente de desenvolvimento Greici Zanella explicou que a intenção do evento e das oficinas é divulgar as receitas produzidas à base de milhos tradicionais, comercializar comidas típicas da região e abordar o projeto para registro de Indicação Geográfica (IG).
Indicação Geográfica
A Administração Municipal firmou parceria com o Sebrae/SC para o projeto de Indicação Geográfica de milhos crioulos de Anchieta, que conta com apoio da Epagri, do Governo de Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta). O projeto de IG garantirá maior reconhecimento do produto e da região, além de gerar maior integração entre agricultura, gastronomia e turismo.
Os milhos crioulos estão no território de Anchieta desde a década de 1950. A diversidade trazida foi sendo conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribuiu para amplificar e manter viva essa cultura alimentar. As sementes são sinônimo de alimentação saudável, manutenção da cultura agrícola e alimentar e do cuidado com a vida.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Veja também

COMUNICADO DA AURORA COOP - 02/08/202302/08/23 A Aurora Coop lamenta profundamente o movimento paradista que está comprometendo a operação em nossas unidades de abate de aves e suínos em Erechim (RS). Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável e a......

Voltar para (Blog)