Postado em 31 de Março de 2022 às 16h01

Anchieta inicia planejamento para Festival Gastronômico

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A Sala do Empreendedor de Anchieta, no extremo oeste catarinense, iniciou neste mês o planejamento para a realização de Festival Gastronômico previsto para novembro deste ano. A intenção é divulgar as receitas produzidas à base de milhos tradicionais, comercializar comidas típicas da região e abordar o projeto para registro de Indicação Geográfica (IG). A organização do evento conta com apoio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC com o intuito de criar ambientes favoráveis para os negócios.
Como primeiros encaminhamentos, a agente de desenvolvimento Greici Zanella, relata que a comunidade sugeriu mais de 140 receitas à base de milhos tradicionais e a comissão organizadora do evento selecionou 40 delas para compor uma publicação imprensa. Outras atividades de preparação para o Festival Gastronômico são a promoção de duas oficinas culinárias, nas quais serão preparadas quatro receitas, sendo duas em cada capacitação. A primeira acontecerá no dia 14 de abril com a produção de polenta cremosa e rapadura de farinha de milho. A próxima está prevista para maio.
Participarão das oficinas os integrantes da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur), empresários que atuam no setor turístico e moradores que disponibilizaram suas receitas. Greici explica que as pessoas interessadas devem se inscrever na Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Local em anexo à Secretaria Municipal de Agricultura, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (49) 3623-3245 ou pelo e-mail desenvolvimentolocal@anchieta.sc.gov.br.
“Estamos otimistas com essa proposta, que valorizará ainda mais nossas tradições, pois a produção de variedades do milho crioulo em Anchieta começou em paralelo à criação do município. Os colonizadores, na década de 1950, trouxeram sementes para iniciar o cultivo do milho e essa tradição foi mantida e expandida ao longo dos anos”, explica. Greici também agradece a contribuição das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Francieli Finger (nutricionista) e Simone Grobe (Sala do Empreendedor) na organização do evento.
Indicação Geográfica
A Administração Municipal firmou parceria com o Sebrae/SC para estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG), ações de mercado e fomento ao empreendedorismo criativo. A iniciativa pretende preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos, promover essas variedades, além de acessar mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.    

Veja também

Sala do Empreendedor de Xaxim realiza 400 atendimentos em cinco meses16/12/21               Desde junho deste ano os empreendedores de Xaxim, no oeste de Santa Catarina, têm um espaço de referência para o atendimento de suas demandas na área de gestão dos negócios: a Sala do Empreendedor, que contribui com o desenvolvimento das empresas locais ao oferecer consultorias e......

Voltar para (Blog)