Alterações respiratórias em pediatria é tema de curso na Unimed Chapecó
Com a chegada dos dias mais frios e a proximidade do inverno, começa a preparação dos locais de atendimento de urgência e emergência para receber pacientes com problemas respiratórias, em especial, as crianças que são as mais atingidas por doenças como pneumonia, bronquiolite e asma. Pensando nisso, o Hospital Unimed Chapecó, por meio da equipe de Educação Continuada, promoveu o treinamento Parada Cardiorrespiratória, Convulsão e Alterações Respiratórias em Pediatria, no último sábado, dia 4.
A capacitação busca proporcionar um melhor atendimento e maior segurança ao paciente. A teoria e técnicas práticas foram conduzidas pela médica intensivista pediatra, cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Luciana da Silva Carreira. A médica salientou que nos dias mais frios, os casos de problemas respiratórios aumentam, bem como a gravidade deles e, por isso, a importância de uma equipe capacitada e ágil.
“A causa mais comum de parada cardiorrespiratória em crianças é a insuficiência respiratória. Por isso, é fundamental o treinamento dos profissionais na reanimação e no trabalho em equipe para que cada um saiba como agir na hora exata”, destacou a médica.
A enfermeira Perla Rosset, coordenadora do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó, e que participou do treinamento, ressaltou que a capacitação foi destinada aos colaboradores que atuam diretamente no atendimento às crianças, seja no setor de urgência e emergência e demais unidades que prestam atendimento pediátrico.
“O treinamento é uma reciclagem para a equipe, não somente para os casos de parada cardiorrespiratória, mas para as situações convulsivas que podem ocorrer devido aos quadros de febre ocasionados pelas doenças respiratórias”, relatou.
Doenças Respiratórias no inverno
O tratamento das chamadas doenças de inverno é feito de acordo com os sintomas apresentados. Mas, segundo os especialistas, o mais importante, são as medidas preventivas. Entre as doenças mais comuns, a gripe é a que atinge o maior número de pessoas. Cuidados como lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e boca ao tossir e espirra e evitar ambientes fechados e com aglomerações de pessoas ajudam no combate a essas patologias.
Texto Andressa Recchia
Veja também
Ação Mulher recebe participantes em Sarandi12/Jul/202212/07/22há 2 anos Terça-feira, 12 de Julho de 202212/07/2022Programa incentiva o protagonismo feminino por meio do autoconhecimento e do autodesenvolvimento...
Seca avança em SC e derruba produção agrícola10/Nov/202010/11/20há 4 anos Terça-feira, 10 de Novembro de 202010/11/2020Milho grão e silagem, fumo e pastagens sãos as culturas mais atingidas nas regiões Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste...