Você já queimou a boca ou sentiu uma queimação no estômago ao ingerir alimentos e bebidas quentes? A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziane, explica que o superaquecimento frequente das refeições pode causar problemas para a saúde bucal e para o sistema digestivo, aumentando os riscos de úlceras e tumores no esôfago e no estômago, além de elevar as chances do diagnóstico de câncer.
“O aquecimento exagerado dos alimentos tem um efeito equivalente à exposição demasiada ao sol. Assim como a ardência na pele ocasiona câncer, as queimaduras constantes no organismo provocam lesões na parede do esôfago e a proliferação celular excessiva, facilitando a entrada de substâncias cancerígenas”, destaca a nutricionista.
O câncer no estômago também pode ser causado por alimentos superaquecidos. Somente no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano foram estimados 13 mil novos casos da doença em homens e sete mil em mulheres.
Letícia avalia que o alerta sobre os cuidados é indispensável, principalmente porque os cânceres de estômago e esôfago não apresentam sintomas no estágio inicial, dificultando o diagnóstico precoce. “Controlar a forma que os alimentos são ingeridos é fundamental para não apresentar problemas. O ideal é que as refeições sejam aquecidas no máximo 60º. Acima de 65º devem ser evitadas. Outro fator relevante é o consumo do chimarrão, comum na nossa região, que geralmente é ingerido em altas temperaturas e a longo prazo pode causar sérios danos a saúde”.
Outros malefícios estão ligados à saúde bucal: adespapilação é provocada pela perda do paladar em curto prazo, já asúlceras podem ser confundidas com aftas e causam dor, desconforto na fala e na alimentação.
“É necessário avaliar o modo de vida da pessoa, identificar se as feridas foram provocadas pela ingestão de bebidas quentes e alcoólicas, pela alimentação inadequada, pela baixa imunidade e pelo uso do cigarro. Se as lesões permanecerem mais de 15 dias, recomenda-se procurar ajuda de um profissional”, alerta a nutricionista.
RECIPIENTES PLÁSTICOS
Os cuidados valem também na hora de escolher um recipiente para aquecer a comida. “Prefira vasilhas de vidro, pois os potes plásticos podem liberar substâncias nocivas ao organismo, que também provocam câncer”, conclui Letícia.
Veja também
Grupo Schumann abre lojas em SC e adota rígidas regras de prevenção à Covid-1915/Abr/202015/04/20há 5 anos Quarta-feira, 15 de Abril de 202015/04/2020Com o decreto estadual que permite a abertura do comércio em Santa Catarina a partir desta semana, o Grupo Schumann tem adotado rígidas regras para a volta ao trabalho e prevenção à Covid-19 tanto para os colaboradores quanto para os consumidores. Tanto as lojas Schumann quanto as Multisom abriram no Estado com atendimento das 8h às 19h. As lojas do Rio Grande do Sul......
FIESC anuncia homenageados da Ordem do Mérito Industrial29/Abr/201929/04/19há 6 anos Segunda-feira, 29 de Abril de 201929/04/2019Os nomes de Glauco José Côrte (Florianópolis), Leonardo Fausto Zipf (Jaraguá do Sul) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (São Carlos) foram aprovados para reconhecimento, que será prestado em 24 de maio; Rui Altenburg (de......