Postado em 06 de Dezembro de 2023 às 17h49

ALI Rural contribui para a inovação e desenvolvimento dos empresários

 
            Melhoria da produtividade de pequenos negócios e modernização tecnológica são alguns dos objetivos trabalhados pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Na área de atuação rural, contribui para a inovação e desenvolvimento dos empresários rurais.
            O Agente Local de inovação Rural Sebrae/SC Gean Aguiar explicou que o projeto acompanha durante oito meses os empresários rurais. “Realizamos um diagnóstico na propriedade no primeiro encontro. A partir disso avaliamos os controles gerenciais, melhorias de processos, marketing vendas e desenvolvimento de novos produtos. Esses pontos em que o empresário precisa focar são acompanhados e auxiliados durante 10 encontros, oito individuais e dois coletivos”, ressaltou.
 
ALI RURAL

Márcio José Schmitz trabalha com turismo rural há quatro anos em Chapecó, e destaca que o projeto foi uma experiência ótima para o seu empreendimento. “Com conteúdo sempre inovador, o curso abriu a mente para utilizar a tecnologia ao nosso favor. A visão do Agente possibilitou a identificação de possíveis problemas e a criação de melhorias. Hoje entendemos que o rural não pode parar no tempo, precisa se adaptar ao mundo moderno”.
 
Com planejamento e organização, Schmitz percebeu que é possível chegar mais longe. “No turismo rural conseguimos, através do curso, melhorar questões básicas como atendimento, estrutura, planejamento financeiro e também conseguimos analisar e melhorar questões mais complexas envolvendo redes sociais, marketing, divulgação de serviços. Percebendo, assim, que nossas atividades precisam estar organizadas, mas também conectadas com a tecnologia para alcançar nosso público e oferecer uma melhor experiência. Agradecemos também ao Agente Inovação por estar sempre motivado a nos ajudar, e sempre conectado as novas tecnologias”, comemorou.
 
O produtor de hortaliças Jucimar Scussel enfatiza a dedicação dos Agentes. “Esse projeto contribui para o desenvolvimento das pequenas empresas. Ele trabalha as áreas que nós temos algumas dificuldades, por falta de conhecimento, experiência e nos capacita para o permanecer sempre inovando no ramo”, pontuou.
 
Dentre as contribuições do Programa, Scussel destacaas ações desenvolvidas no marketing. “Conseguimos ajustar vários pontos para melhorar o engajamento dos clientes, controlar para diminuir perdas de matérias primas, organização no processo para não exceder em horas extras, definição de padrão para recebimento de matéria prima, tanto da própria horta, quanto de fornecedores terceiros”, ressaltou.
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Rural: busca modernizar tecnologicamente e aumentar o faturamento das pequenas empresas rurais.
Produtividade: melhoria da produtividade de pequenos negócios e promoção da cultura da inovação.
Transformação digital: aumenta a eficiência das micro e pequenas empresas através da digitalização de algum processo interno.
Ecossistemas: incentiva a cooperação entre diversos atores regionais, incluindo Poder Público, instituições de ensino e empresas.
 
 

 

Veja também

Sobrecarga no joelho pode ocasionar condromalácia patelar17/09/19 Dor no joelho ao subir e ao descer escadas, ao correr, ao levantar-se da cadeira ou ardência ao ficar com a perna dobrada por algum tempo ou ainda a sensação de ouvir estalos. Esses são alguns indicativos de condromalácia patelar (amolecimento da cartilagem), também conhecida como condropatia patelar (cartilagem doente), destaca o médico ortopedista e traumatologista......

Voltar para (Blog)