Postado em 01 de Julho às 14h35

ALI Produtividade: um ciclo que floresce em conquistas e se renova em sonhos

50 empresários que participaram de uma maratona de descobertas, ajustes e vitórias chegaram nesta semana ao grande momento de encerramento do primeiro ciclo de 2025 do Programa ALI Produtividade. (Foto: Divulgação)

Salão cheio, troca de ideias, sorrisos e muitas novidades. Assim 50 empresários que participaram de uma maratona de descobertas, ajustes e vitórias chegaram nesta semana ao grande momento de encerramento do primeiro ciclo de 2025 do Programa ALI Produtividade, promovido pelo Sebrae/SC.
“Foi um dia de reconhecer, celebrar, mostrar e compartilhar. As empresas não são mais as mesmas de meses atrás. Seus olhares sobre o negócio mudaram. E suas práticas, agora aprimoradas, têm nome, identidade e propósito. No encerramento os empresários mostraram seus serviços e produtos em uma exposição e ocorreu também uma oficina sobre liderança. Um gesto sensível do Programa, que ouviu ao longo do ciclo e atendeu a um pedido: preparar líderes mais conscientes e capazes de guiar suas equipes rumo ao futuro”, enfatizou a gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb.
DA VONTADE À REALIZAÇÃO: HISTÓRIAS QUE INSPIRAM
O nascimento da Flora Produtos Naturais, há nove meses em Chapecó, foi impulsionado por algo mais profundo do que uma ideia de negócio. Foi um desejo de construir algo próprio, com identidade. Psicóloga e enfermeiro, Jéssica Alves e seu marido não tinham nenhuma formação em gestão ou comércio e por isso carregavam curiosidade e vontade de aprender. “Em dois meses, já estávamos com o CNPJ em mãos e a loja montada. O Sebrae/SC já fazia parte da nossa história desde o início e ao ingressar no Programa ALI Produtividade, encontramos mais do que capacitações, descobriram a base de uma estrutura para construir com segurança. Aprendemos a organizar finanças, identificar falhas na precificação dos produtos, foi um salto criativo”, explicou Jéssica.   
Os produtos da Flora incluem kits de bolo com receita própria e blends de chás e chocolates com colágeno e detox, compostos por especiarias como gengibre, canela, pistache e coco. A originalidade virou marca registrada. “Entendemos que vender saúde é mais do que um produto bonito. Tem que ser funcional, saboroso e com identidade”, afirma Jéssica, que já vê a loja crescer mês a mês e sonha com novos patamares.
Raquel Casagranda iniciou sua jornada como profissional da beleza e, há três anos, teve a coragem de abrir o Serine Espaço de Beleza em Xanxerê. O Sebrae/SC entrou em sua vida pelas redes sociais, e também por uma cliente que já havia sido mentora no Projeto. O convite para participar do ALI Produtividade veio em um momento decisivo, após ampliar o salão, dobrando o espaço e passando de cinco para oito colaboradores.
 “Tudo aquilo que eu queria implementar, mas não conseguia organizar, o ALI me ajudou a colocar no papel. Durante o ciclo, a transformação foi visível. Além da reorganização administrativa, divisão entre finanças pessoais e da empresa e o reforço da presença digital, a Serine implantou um clube de fidelidade por pontos, sugerido pela ALI, uma estratégia certeira para estimular o retorno de clientes. Outro diferencial foi o cuidado com a reputação online, a gestão de avaliações no Google agora faz parte da rotina”, explanou.
 A ARTWorkClinic começou há três anos em Pinhalzinho, um espaço voltado à micropigmentação de sobrancelhas e remoção a laser de tatuagens e pigmentos. O negócio surgiu com naturalidade, mas como muitos empreendedores, Fábio Moreira se viu no dilema de quem começa por paixão e se vê, de repente, gerindo uma empresa sem preparo técnico. “Vivíamos apagando incêndio. Não tinha tempo nem visão para parar e pensar estrategicamente”.          O maior divisor de águas participando do ALI, segundo ele, foi a construção do plano de ação, que reorganizou os processos, ajudou a visualizar objetivos e criou base para decisões mais estratégicas. Atualmente, com nova mentalidade, os sócios inclusive estão cursando Biomedicina para expandir os serviços da clínica.
A trajetória do empreendedor Dieison Luiz Facim é marcada por insistência e reinvenção. Após vivenciar outras tentativas de negócios que não prosperaram, ele e a família decidiram investir na personalização de produtos, assim nasceu há mais de cinco anos a Chapecó Personaliza. Começaram com canecas, depois vieram vidros, alumínios, garrafas, cadeiras de praia e toalhas. Atualmente o catálogo ultrapassa 350 itens personalizados.
A relação com o Sebrae/SC surgiu por meio da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) que faz parte, e o convite para o Programa ALI foi recebido como um desafio e uma oportunidade. “Nosso foco foi a produção. Aprimoramos processos, aceleramos prazos, reorganizamos setores internos. E o mais importante ampliamos nossa visão sobre o que é ter uma empresa estruturada”, afirmou.
Dieison encara atualmente o futuro com mais controle e clareza, e pretende expandir ainda mais o portfólio, mantendo o DNA criativo e a qualidade que conquistou os clientes.
“Essa etapa é uma celebração e um ponto de partida. Reconhecemos as boas práticas implementadas por essas empresas e, ao mesmo tempo, anunciamos o que vem pela frente. Em julho, o segundo ciclo inicia e novas empresas dos 53 municípios da nossa região vão embarcar nessa jornada de transformação”, finalizou Raquel. 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Flora Produtos Naturais (Foto: Karina Ogliari)

Dia de reconhecer, celebrar, mostrar e compartilhar. (Foto: Karina Ogliari)

No encerramento os empresários mostraram seus serviços e produtos em uma exposição (Foto: Karina Ogliari)

Ocorreu também uma oficina sobre liderança (Foto: Karina Ogliari)

Gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb. (Foto: Karina Ogliari) 

Empresários mostraram seus serviços e produtos em uma exposição (Foto: Karina Ogliari)


Veja também

Curso aborda transformação digital para empresas contábeis17/06/20 O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc (CEJESC) e com a parceria do Contadores Digitais, promove o curso online “Reestruturação e......

Voltar para (Blog)