Alesc certifica Fundação Aury Luiz Bodanese por atuação socioambiental
A Fundação ALB foi certificada na 14ª edição do prêmio. (Foto: Arquivo/Fundação ALB)
Quando os voluntários incorporam o sentido e a importância de se engajar em iniciativas, o impacto, além de quantitativo, se torna humanizado e efetivo. Esse movimento faz parte há 17 anos da essência da Fundação Aury Luiz Bodanese (Fundação ALB), uma organização sem fins lucrativos mantida pela Aurora Coop, que desenvolve projetos e promove ações relacionadas ao desenvolvimento social, ambiental e cultural. Em outubro, essa atuação foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que concedeu à instituição o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, na 14ª edição da certificação. Além da Fundação ALB, sua mantenedora Aurora Coop também foi certificada.
Para a diretora administrativa da Fundação ALB, Sonara Bergamo Ramos, o engajamento dos voluntários foi decisivo para o sucesso das ações. “Eles contribuem diretamente para a transformação social e fortalecem o compromisso da Fundação com o bem comum e a solidariedade por meio de iniciativas nas áreas ambiental e de diversidade, que estimulam a consciência ecológica, o uso responsável dos recursos naturais, além de consolidar políticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, à equidade de gênero e ao combate à violência doméstica. Dessa forma promovemos uma sociedade mais justa, acolhedora e igualitária”.
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina reconhece, anualmente, empresas e organizações que adotam práticas consistentes de responsabilidade socioambiental. A certificação é concedida às instituições que, além de cumprirem suas obrigações legais e econômicas, publicam e apresentam o balanço social anual, assim como demonstram o compromisso com ações que beneficiam a sociedade. As iniciativas contempladas promovem o desenvolvimento sustentável, melhoram a qualidade de vida e contribuem para um futuro mais justo e equitativo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
Sonara observa que a certificação é um marco importante para a Fundação. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sólido, construído a partir de valores institucionais e do impacto positivo gerado nas comunidades atendidas. Receber a certificação é um atestado público da seriedade do nosso trabalho. O selo reforça nosso papel como agente de transformação social e legitima os resultados perante a sociedade, os parceiros e os órgãos públicos. Ele também simboliza a ética e a transparência na condução das ações, além de incentivar o aprimoramento contínuo e a ampliação dos projetos”.
Com o reconhecimento conquistado, a Fundação ALB projeta os próximos anos com o propósito de ampliar e fortalecer suas iniciativas. Entre as metas estão aumentar o número de voluntários e os programas de formação e engajamento social, expandir as ações ambientais com foco em inovação sustentável e parcerias estratégicas, e consolidar práticas institucionais que promovem igualdade de oportunidades e respeito aos direitos humanos. “Seguimos firmes no objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, honramos o reconhecimento recebido e potencializamos nosso compromisso com o desenvolvimento humano e social”, conclui Sonara.
Veja também
Neste sábado, dia 12: Senar/SC forma técnicos em agronegócio do polo de São Joaquim11/Fev/202211/02/22há 3 anos Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 202211/02/2022 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim, a solenidade de formatura da turma do Curso Técnico em Agronegócio do polo do município. O evento será neste sábado......