Uma das maiores lideranças do agronegócio brasileiro, o ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e vice-presidente da Associação Latino-americana de Avicultura – será homenageado em Florianópolis no próximo dia 2 de abril.
A homenagem consistirá em almoço oferecido pelo Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de SC (SINDICARNE) e pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) às 12h30 no restaurante do Hotel Majestic.
Participarão do encontro os presidentes das entidades empresariais e os dirigentes das agroindústrias catarinenses.
A homenagem é motivada em razão de décadas de defesa técnica, institucional e política do agronegócio que Turra desempenhou no Parlamento e no Governo. A iniciativa foi oportunizada, agora, pelo fato de estar encerrando o mandato na presidência da ABPA, explicam os presidentes do Sindicarne Irani Pamplona Peters e da ACAV José Antônio Ribas Júnior.
Gaúcho, 78 anos, casado e pai de quatro filhos, Francisco Turra foi ministro da Agricultura e Abastecimento e presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
Teve papel central na organização nacional da agroindústria. Como presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (UBABEF) foi o responsável pela união dessas entidades, criando a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, com 138 associados e PIB de R$ 80 bilhões.
Turra será substituído no comando da ABPA pelo atual diretor executivo Ricardo Santin.
Veja também
Consumidor pagará impacto da Covid na conta de luz23/Jul/202023/07/20há 5 anos Quinta-feira, 23 de Julho de 202023/07/2020A pandemia evidenciou as distorções do mercado nacional de energia elétrica, afirmou o presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Muller, durante reunião online do colegiado, nesta quarta-feira, dia 22...