Postado em 26 de Agosto de 2019 às 17h25

Agentes de desenvolvimento atuam como articuladores no processo de desenvolvimento econômico

Qualificar os agentes de desenvolvimento, que atuam como mobilizadores para o fortalecimento do segmento de micro e pequenas empresas, foi a ênfase das ações realizadas neste mês de agosto pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Prefeitura de Chapecó, com apoio do Sebrae/SC.
Estes profissionais têm como atribuição articular medidas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, com ações voltadas ao cumprimento das diretrizes previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC123/2006). Além de fortalecer o segmento, melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo.
“Sua forte influência, bem como, pró-atividade na coordenação de atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável favorecem a aproximação das relações do poder público com as principais lideranças do setor privado, de instituições ou comunidades do município”, explica a analista técnica do Sebrae/SC e gestora local do Cidade Empreendedora, Carolini Demerterko.
Uma das capacitações foi o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento – Cidade Empreendedora, realizado em Florianópolis. A programação contemplou temas como: profissional do futuro, customer success, o poder do trabalho em rede: cooperação, energia e inovação nas equipes de trabalho, desenvolvimento local e governança: o município autogerindo suas forças e neurociência e mudança de mindset. Participaram da região Oeste representantes de Abelardo Luz e Concórdia.
Outra ação foi o curso avançado, ministrado pela consultora credenciada do Sebrae há 13 anos nas áreas de gestão pública, finanças e desenvolvimento local Janete Felippe, em Florianópolis. A iniciativa esteve voltada a fornecer subsídios e competências para que os agentes de desenvolvimento atuem como articuladores do processo de desenvolvimento econômico local. Participaram da região Oeste representantes de Abelardo Luz, Chapecó e Concórdia.
No Fórum dos Secretários foi abordada a temática “O poder do trabalho em rede: acelere as redes de cooperação, energia e inovação nas equipes de trabalho”, abordada por Ignácio Garcia Zoppi, que desenvolve um trabalho pioneiro como antropólogo organizacional, especializado no desenvolvimento organizacional por meio do mapeamento e do estímulo das redes informais de comunicação dentro e entre organizações. Participaram deste evento representantes de Abelardo Luz e Chapecó.
Os agentes de desenvolvimento também participaram do Startup Summit, o maior evento de tecnologia promovido pelo Sebrae em Santa Catarina. Entre as atrações estiveram a feira de negócios para startups, palco com nomes do empreendedorismo nacional e sete trilhas paralelas de conteúdo.

Veja também

Voltar para (Blog)