Postado em 30 de Agosto de 2022 às 14h50

Administração Municipal de Saltinho elabora planejamento das licitações para 2023

Identificar as principais necessidades da Administração Municipal, definir adequadamente os quantitativos para atender a demanda, averiguar a periodicidade da contratação, delimitar o objeto com características específicas e realizar ampla pesquisa de mercado para estimar o preço da contratação. Essas são algumas das etapas de um planejamento detalhado para efetuar as compras públicas e evitar falhas no processo de contratação.
Com a intenção de otimizar esse processo a Administração Municipal de Saltinho, no extremo oeste catarinense, tem adequado a legislação municipal e os processos administrativos internos. Essas são medidas implementadas com suporte do eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. Exemplos dessas ações são o planejamento das licitações para o exercício de 2023 e a elaboração do Plano Anual de Compras.
De acordo com o prefeito Edimar Noronha de Freitas o Plano Anual de Compras trata-se de um mapeamento de todas as compras ou demandas que a Administração Municipal realizou nos últimos três anos para prever estimativas das aquisições necessárias para 2023 em relação a bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação. “Com esse planejamento em mãos poderemos divulgar as demandas do Poder Público ao longo do ano para que os empresários da região possam se programar e fornecer esses itens”, explica.
O prefeito ressalta que além do planejamento e da divulgação das licitações, a Administração Municipal passará a fazer no próximo ano editais voltados exclusivamente a participação de microempresas (ME) e microempreendedores individuais (MEIs) e o credenciamento de mão de obra para serviços em geral. “Nossa intenção é implementar integralmente o que preconiza a Lei de Licitações e Contratos Administrativos a exemplo da aplicação dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, interesse público, probidade administrativa, igualdade, transparência, eficácia e segurança jurídica”, comenta.
Outras medidas já implementadas pelo município são o programa Conecta (agiliza o processo de compras públicas), a adequação dos editais para aplicação dos benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/2006 voltadas às microempresas e empresas de pequeno porte e o mapeamento de ações para ampliar as compras da agricultura familiar. “O Poder Público vislumbra o potencial de atuar de maneira estratégica com as compras públicas porque isso agrega no desenvolvimento”, analisa o prefeito.
Outras ações
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, também estão previstas capacitações para aprimoramento dos compradores – MPE (para compreensão das novidades na legislação e nos procedimentos para incorporar a Lei Complementar 123/2006); para aprimoramento dos compradores – agricultura familiar (incorporar na prática os procedimentos necessários para ampliar a compra da agricultura familiar para a alimentação escolar); aprimoramento dos compradores – termos de referência (necessidades, função, utilização e construção dos termos de referência para as contratações públicas do município) e Encontro Estadual de Compras (realização bianual com programação científica específica de compras governamentais).
 
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