Ações do Sebrae/SC contribuem para aumentar a produtividade no oeste
Empresas atendidas obtiveram crescimento na produtividade e incremento no faturamento
Encontro Regional do programa realizado, na última semana, em Chapecó (Foto: divulgação).
As contribuições do projeto Rede de Agentes Sebrae/SC para as empresas atendidas gratuitamente nas regiões oeste e extremo-oeste catarinense foram debatidas em Encontro Regional realizado, na última semana, em Chapecó. Participaram os Agentes Locais de Inovação (ALIs), os Agentes de Orientação Empresarial (AOEs), os consultores credenciados da região, os gestores regionais e estaduais dessa iniciativa.
O projeto tem como premissa a atuação integrada e proativa dos agentes, aliada ao profundo conhecimento sobre as vocações territoriais. A proposta prevê compreender as demandas do cliente e do ambiente de negócios em que ele está inserido, apresentar estratégias para saná-las, estreitar o relacionamento e incluir ofertas de serviços de estímulo à inovação.
A programação do evento contemplou apresentação de cases, dados do projeto, boas práticas, mentoria de processos, avaliação de desempenho e banco de protótipos. Também foram realizadas visitas às empresas atendidas que obtiveram resultados expressivos com o acompanhamento do Sebrae/SC.
“Pelos números apresentados pelo gestor do projeto em Santa Catarina, Denilson Coelho, os escritórios do Sebrae/SC das regionais oeste e extremo-oeste obtiveram os melhores desempenhos do estado. Resultado que precisamos enaltecer, principalmente pelo impacto positivo gerado nas empresas atendidas”, analisou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Indicadores desse ciclo de atendimento revelam que a média do aumento de produtividade nas empresas acompanhadas na região oeste foi de 30,5% e no extremo-oeste de 33,2%. Ambos os percentuais foram superiores à média estadual de 16,4%. No incremento de faturamento os resultados alcançados também foram acima da média estadual. No extremo-oeste o indicador foi de 7,8% e no oeste de 4,2%, enquanto que a média de Santa Catarina foi de 3,1%.
“Esses resultados refletem a boa sincronia da regional no sentido de entender as demandas das empresas e de se empenhar em solucionar os problemas identificados, oferecendo as melhores soluções do Sebrae”, analisou o analista técnico do Sebrae/SC, Reges Chimello.
DIMENSÃO
Em Santa Catarina, estão em campo 80 ALIs Produtividade, que acompanharam mais de 3,8 mil empresas, o que representa mais de 70% dos municípios. No período de 2022 a 2023 foram aplicados mais de R$ 6 milhões nesse programa.
Na região oeste catarinense atuam seis ALIs, que atenderam 150 empresas de 14 municípios. Entre eles: Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Pinhalzinho, Xaxim, Abelardo Luz, Itá, Seara, Coronel Freitas e Planalto Alegre.
No extremo-oeste trabalham em campo três ALIs. Até o momento foram atendidas 75 empresas, de 16 cidades. Entre elas, estão: São Miguel do Oeste, Maravilha, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Descanso, Anchieta, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Caibi.
As empresas acompanhadas foram dos setores de comércio, serviços, indústria e construção civil. As temáticas trabalhadas abordaram, principalmente, marketing e vendas, gestão, inovação em processos, finanças, inovação de produtos/serviços e transformação digital.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Participaram os ALIs, os AOEs, os consultores credenciados, os gestores regionais e estaduais (Foto: divulgação).
Empresários de Saltinho são orientados sobre processos licitatórios no evento Prefeitura Parceira24/Nov/202224/11/22há 2 anos Quinta-feira, 24 de Novembro de 202224/11/2022O processo licitatório para a venda de produtos e/ou serviços à Administração Municipal é repleta de regras que precisam ser seguidas para que ocorra dentro da lei. Com o objetivo de capacitar os empresários do......
Coronavírus em SC: Governo do Estado autoriza a pesca de arrasto no litoral catarinense13/Abr/202013/04/20há 5 anos Segunda-feira, 13 de Abril de 202013/04/2020A pesca de arrasto no litoral catarinense está liberada a partir desta sexta-feira, 10. A autorização foi dada pelo Governo do Estado, em portaria publicada na quinta-feira, 9, e traz uma série de exigências aos pescadores......