Postado em 19 de Maio de 2021 às 16h57

ACIC recepciona novos associados em evento on-line

Entidade apresentou sua estrutura, ações e ouviu as expectativas dos empreendedores sobre integrar a Associação

Ampliar o networking, participar de capacitações e trocar experiências são algumas das expectativas citadas pelos novos associados da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em encontro on-line promovido na última semana para recepcionar os empreendedores e apresentar as atividades e ações da entidade. São 50 novas empresas e profissionais que se associaram neste ano, juntando-se aos demais 1.400 que já integram o quadro associativo. Os empreendedores fizeram um breve relato sobre as empresas e porque se associaram. A ACIC apresentou a estrutura da instituição, suas ações e eventos.
            O coordenador comercial, Deividi Baldessar, apresentou alguns benefícios da ACIC. Entre eles, a possibilidade de realizar negócios, conexões e networking, desenvolvimento empreendedor e conhecimento, representatividade e soluções empresariais, a exemplo dos cartões Util, o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os convênios e a estrutura para eventos. “Para participar ativamente da entidade, os associados podem integrar os Núcleos Empresariais, fazer os cursos, aderir às campanhas institucionais, participar dos eventos, integrar a Rede de Desconto ACIC+ e o grupo de classificados no Telegram, ser voluntário em grupos de trabalho, entre outras iniciativas”, expôs Baldessar.
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, fez uma explanação das ações. Relatou que desde o início da pandemia a entidade tem atuado para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. Em 2020, foram implantadas 20 medidas para atender as demandas. Neste ano, com o avanço da doença, novos decretos e restrições, as necessidades se transformaram. Por isso, foram instituídas novas dez medidas.
Entre as ações, está o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste, que disponibiliza recursos financeiros aos associados com facilidades de prazos e carência. Cada micro e pequena empresa pode, de acordo com o seu plano de negócios, financiar entre R$ 10 mil e R$ 70 mil, com carência de três meses, prazos negociáveis e taxa de juros abaixo das praticadas pelo mercado.
Os programas Plantão Jurídico e Dúvidas Tecnológicas fazem atendimento gratuito, com objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar nas questões legais relativas ao momento e a temas sobre tecnologia, como ferramentas, gestão, vendas on-line e teletrabalho. Para auxiliar a impulsionar os negócios, com anúncios gratuitos de produtos e serviços, foi criado o Classificados ACIC no Telegram. A ACIC também oferece aos associados o Desconto ACIC +. A iniciativa conta com uma rede de empresas que oferecem descontos em produtos e serviços de saúde, educação, bem-estar e serviços.
            Para incentivar as pessoas a comprarem no comércio local, a ACIC lançou duas campanhas: o selo “Produzido em Chapecó”, que tem objetivo de valorizar as empresas, os produtos e os serviços locais (download no site www.acichapeco.com.br/selo); e a campanha “Pequenas Ações, Grandes Atitudes”. Trata-se de um movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia por meio de pagamentos antecipados, como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.
            O empreendedor da Scolari Soluções Criativas, Anderson Scolari, é associado e integra o Núcleo de Jovens Empresários. Ele relatou que desde que se associou à ACIC a empresa se transformou. “As conexões e o aprendizado que adquirimos ao compartilhar experiências e conviver com empresários mais experientes são enormes. Evoluí bastante na gestão e em inovações na empresa. Junto ao networking e aos amigos que fizemos, esses foram e estão sendo os maiores benefícios de ser associado”, realçou.
            Ações na comunidade
            Desde o início da pandemia a ACIC também atua fortemente com ações em prol da comunidade. Participa do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e promove ações junto aos governos. Entre as campanhas promovidas está a Salve Vidas, que arrecadou mais de R$ 1 milhão ao Hospital Regional do Oeste (HRO), e a campanha SOS Chapecó e Região que busca levantar recursos para agilizar a compra de equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além de medicamentos e contratação de mão de obra na saúde. A campanha já arrecadou mais de R$ 2,5 milhões. A iniciativa é coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a participação das 16 entidades filiadas.
A ACIC também coordenou um forte movimento – juntamente com outras entidades, como o CEC, Sitran, Sicom, Cesec, entre outras, além de empresários e empresas – para a instalação do serviço de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Regional do Oeste (HRO) e seu credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de homologação da U-AVC foi aprovado em abril pelo Ministério da Saúde. Com isso, o HRO receberá R$ 1,6 milhão ao ano para atender os pacientes de acordo com protocolo específico para casos de acidentes vasculares cerebrais.

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