ACIC realizou palestra sobre cobrança de dívidas e reduzir risco de inadimplência
Sergio Acy Kollet trouxe técnicas e soluções humanizadas.
Uma venda efetivada é sempre uma alegria para uma empresa. Uma cobrança que parece um desafio pode ser mais leve se feita de forma humanizada. Essa é a abordagem da palestra ministrada na Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC) nesta terça-feira (24). O empresário, contador, administrador, especialista em bancos de dados, sistemas de análise de crédito e gestor comercial da Central de Cartórios de Santa Catarina Sergio Acy Kollet trouxe técnicas e soluções na preleção "Como reduzir o risco de inadimplência e como cobrar suas dívidas".
Kollet narrou histórias sobre cobranças que transformaram a jornada de vendedor e de como recuperar valores com paciência e sabedoria, pois a forma de cobrança de uma dívida pode se tornar um problema. “Assim como foi a venda ou o serviço, a cobrança deve continuar com a mesma qualidade e com respeito até o final, porque os infortúnios acontecem e se o devedor é respeitado, a tendência dele pagar é muito maior do que aquele que é desrespeitado,” destacou o palestrante.
Dados da Boa Vista de agosto de 2023 indicam um aumento no número de inadimplentes no Brasil, após duas quedas consecutivas. Com 71,74 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, o crescimento foi de 320 mil em relação ao mês anterior. Estes milhões de brasileiros formam um “muro de vergonha”, de acordo com Kollet, que pode ser desarmado através da dedicação das empresas. Também abordou os critérios utilizados para aprovação de crédito para pessoa física e jurídica, perfis e tipos de clientes, como é feita a cobrança de dívidas atualmente, como cobrar dívidas pelo telefone, whatsapp e e-mail.
A líder de cobrança da agência do Sicoob Patrícia Fidelis ressaltou que “a cobrança não pode ser no ligar e gritar com o cliente. É necessário acolher, entender a situação e tentar resolver.” Os profissionais presentes eram de diversas áreas como empresas de venda de piscinas, liberação de crédito, venda de caminhões, soluções em aço, materiais de construções, sistemas, farmácias, bancos, cobrança de dívidas e outros.
Veja também
Políticas públicas para cadeia de produção de pescados abrem atividades do IFC 202111/Nov/202111/11/21há 3 anos Quinta-feira, 11 de Novembro de 202111/11/2021O pré-congresso para discutir políticas públicas e o desenvolvimento da cadeia produtiva de pescados antecederá a abertura do 3º International Fish Congress & Fish Expo que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O tema geral do IFC 2021 – “Das......