Postado em 06 de Maio de 2020 às 16h57

ACIC promove campanha para estimular a doação de sangue

 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) observa, nas últimas semanas, os estoques de sangue reduzindo. Para estimular as pessoas a doarem e garantir que os estoques permaneçam estabilizados, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove uma campanha juntos aos associados.
De acordo com o diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIC, Odair Balen, o objetivo é estimular e incentivar a doação voluntária de empresas associadas à ACIC e seus colaboradores, clientes e fornecedores. “A intenção é conscientizar os empresários e colaboradores para que, além de criar a cultura da doação de sangue dentro das empresas, possam fazer o bem e contribuir com quem precisa. Sabemos que neste período de pandemia pode ser um pouco mais difícil o deslocamento, mas com planejamento podemos ajudar a manter a regularidade dos estoques de sangue”.
A coordenadora de Captação de Doações do Hemosc em Chapecó, Eliana Ribicki, enfatiza que o Hemocentro está, desde o início das medidas de restrição no combate à Covid-19 no estado, acompanhando e definindo estratégias para a manutenção dos estoques de sangue. “Diariamente vemos os estoques de sangue, especialmente dos grupos O e A, reduzindo gradativamente, o que sinaliza a retomada das cirurgias eletivas em várias regiões. Observamos que existe uma dificuldade, neste momento, de sair do trabalho para fazer a doação, mas ressaltamos a importância de quem já é doador fazer o possível para que retome suas rotinas de doações e, para quem ainda não é, que inicie neste ato de solidariedade”.
Eliana enfatiza que desde meados de março o Hemosc está atendendo os doadores de maneira agendada para evitar aglomerações e garantir o fluxo contínuo de doadores e das tipagens que mais são necessárias neste momento. “Para facilitar, ampliamos o horário de atendimento até às 19 horas em todas as quartas-feiras. Assim, o doador que possui dificuldades na saída em horário de trabalho poderá aproveitar o horário estendido”.
Balen frisa que o vírus não pode ser um motivo para impedir as pessoas de fazerem o bem. “O Hemosc tomou todas as medidas para a doação ser ainda mais segura. A orientação é para ir sem acompanhante e usar máscara. Então, reúna seu time de colaboradores e contribua nesta causa de amor e solidariedade”.
Além disso, o diretor da ACIC ressalta que as empresas que fizerem cadastro no Hemosc e participarem da campanha receberão o selo virtual Empresa Solidária que pode ser utilizado em documentos impressos e eletrônicos pelo período de um ano, proporcionando visibilidade à organização e, acima de tudo, despertando o espírito de solidariedade entre todos os envolvidos.
            Atendimento
      O Hemosc está atendendo apenas com agendamento, que pode ser feito pelos telefones (49) 3700-6401 e (49) 3700-6410. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, e nos terceiros sábados de cada mês, das 8 às 16 horas.
Mais informações podem ser adquiridas no site do Hemosc: www.hemosc.org.br ou pelo e-mail captacao.cco@hemosc.org.br.
 
O que é necessário para doar?
·         Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
·         Doadores com 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
·         O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
·         O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e sem sintomas de Covid-19 por pelo menos 14 dias;
·         Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
·         Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc;
·         Ter repousado bem na noite anterior à doação;
·         Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação;
·         Conforme decreto do Governo do Estado, é necessário usar máscara;
·         Ir ao Hemosc sem acompanhante, para evitar aglomerações;
·         Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Veja também

Voltar para (Blog)