Postado em 01 de Abril de 2021 às 16h19

ACIC na Casa do Associado: diretoria da entidade relata ações e busca sugestões dos empreendedores

Expor as ações da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e conhecer melhor as demandas das empresas. Esse é o objetivo da entidade com o projeto ACIC na Casa do Associado. Por meio de encontros on-line, a Associação mostra o que está fazendo, como as medidas adotadas para o enfrentamento da covid-19 podem contribuir com os empreendedores e o que mais pode ser feito para auxiliar neste momento de crise sanitária e econômica. A primeira reunião do projeto ocorreu nesta quinta-feira (01).
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, fez uma explanação das ações. Relatou que desde o início da pandemia a entidade tem atuado para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. Em 2020, foram implantadas 20 medidas para atender as demandas. Neste ano, com o avanço da doença, novos decretos e restrições, as necessidades se transformaram. Por isso, foram instituídas novas dez medidas.
Entre as ações, está o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste, que disponibiliza recursos financeiros aos associados com facilidades de prazos e carência. Os programas Plantão Jurídico e Dúvidas Tecnológicas fazem atendimento gratuito, com objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar nas questões legais relativas ao momento e a temas sobre tecnologia, como ferramentas, gestão, vendas on-line e teletrabalho. A Mentoria Solidária é outra ação gratuita que visa conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. Os mentores são nucleados da ACIC e demais empresários.
Para auxiliar a impulsionar os negócios, com anúncios gratuitos de produtos e serviços, foi criado o Classificados ACIC no Telegram. A divulgação das ofertas acontece por meio de um grupo no Telegram. A ACIC também oferece aos associados o Desconto ACIC +. A iniciativa conta com uma rede de associados que oferecem descontos em empresas de saúde, educação, bem-estar e serviços. Para ter acesso aos descontos é só apresentar o cartão Util Card nos estabelecimentos parceiros.
            Para movimentar, valorizar e motivar as pessoas a comprarem das empresas locais, a ACIC lançou duas campanhas: o selo “Produzido em Chapecó”, que tem objetivo de valorizar as empresas, os produtos e os serviços locais (download no site www.acichapeco.com.br/selo); e campanha “Pequenas Ações, Grandes Atitudes”. Trata-se de um movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia através de pagamentos antecipados, como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.
O associado Ariel Dahmer relatou algumas ações promovidas no bairro Efapi. Existe um grupo de mais de 50 empresas que buscam melhorias para o local. “Representamos cerca de 600 empresários e, com o apoio da ACIC, conseguimos resolver alguns problemas na mobilidade urbana, revitalizar a base da Polícia Militar e temos mais dez projetos em andamento”. A empresária Luciana Balbinot Paludo contou que é associada há muitos anos e que, em 2020, mesmo com a pandemia, foi criado o Núcleo das Escolas Particulares. “Isso fortaleceu o setor e contribuiu com a retomada das atividades”, frisou.
            Ações na comunidade
            Desde o início da pandemia a ACIC também atua fortemente com ações em prol da comunidade. Participa do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e promove ações junto aos governos. Entre as campanhas promovidas está a Salve Vidas, que arrecadou mais de R$ 1 milhão ao Hospital Regional do Oeste (HRO), e a campanha SOS Chapecó e Região que busca levantar recursos para agilizar a compra de equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além de medicamentos e contratação de mão de obra na saúde. A campanha já arrecadou mais de R$ 2 milhões. A iniciativa é coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a participação das 16 entidades filiadas.
            Os núcleos empresariais também atuam fortemente para auxiliar empresas e comunidade. Com o envolvimento do Núcleo de Academias é realizada campanha de doação de sangue para manter a regularidade dos estoques de sangue do Hemosc. Já o Núcleo de Gestão pela Excelência promove campanha de arrecadação de leite e outros suprimentos para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (Avhro).

Veja também

Inscrições abertas para curso gratuito do Programa Nacional de Crédito Fundiário02/06/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) abriram nesta quarta-feira (1º) as inscrições para o curso on-line gratuito sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - Terra Brasil. A capacitação, com 54 horas/aula, trará detalhes sobre os......

Voltar para (Blog)