ACIC na Casa do Associado: diretoria da entidade relata ações e busca sugestões dos empreendedores
Expor as ações da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e conhecer melhor as demandas das empresas. Esse é o objetivo da entidade com o projeto ACIC na Casa do Associado. Por meio de encontros on-line, a Associação mostra o que está fazendo, como as medidas adotadas para o enfrentamento da covid-19 podem contribuir com os empreendedores e o que mais pode ser feito para auxiliar neste momento de crise sanitária e econômica. A primeira reunião do projeto ocorreu nesta quinta-feira (01).
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, fez uma explanação das ações. Relatou que desde o início da pandemia a entidade tem atuado para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. Em 2020, foram implantadas 20 medidas para atender as demandas. Neste ano, com o avanço da doença, novos decretos e restrições, as necessidades se transformaram. Por isso, foram instituídas novas dez medidas.
Entre as ações, está o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste, que disponibiliza recursos financeiros aos associados com facilidades de prazos e carência. Os programas Plantão Jurídico e Dúvidas Tecnológicas fazem atendimento gratuito, com objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar nas questões legais relativas ao momento e a temas sobre tecnologia, como ferramentas, gestão, vendas on-line e teletrabalho. A Mentoria Solidária é outra ação gratuita que visa conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. Os mentores são nucleados da ACIC e demais empresários.
Para auxiliar a impulsionar os negócios, com anúncios gratuitos de produtos e serviços, foi criado o Classificados ACIC no Telegram. A divulgação das ofertas acontece por meio de um grupo no Telegram. A ACIC também oferece aos associados o Desconto ACIC +. A iniciativa conta com uma rede de associados que oferecem descontos em empresas de saúde, educação, bem-estar e serviços. Para ter acesso aos descontos é só apresentar o cartão Util Card nos estabelecimentos parceiros.
Para movimentar, valorizar e motivar as pessoas a comprarem das empresas locais, a ACIC lançou duas campanhas: o selo “Produzido em Chapecó”, que tem objetivo de valorizar as empresas, os produtos e os serviços locais (download no site www.acichapeco.com.br/selo); e campanha “Pequenas Ações, Grandes Atitudes”. Trata-se de um movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia através de pagamentos antecipados, como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.
O associado Ariel Dahmer relatou algumas ações promovidas no bairro Efapi. Existe um grupo de mais de 50 empresas que buscam melhorias para o local. “Representamos cerca de 600 empresários e, com o apoio da ACIC, conseguimos resolver alguns problemas na mobilidade urbana, revitalizar a base da Polícia Militar e temos mais dez projetos em andamento”. A empresária Luciana Balbinot Paludo contou que é associada há muitos anos e que, em 2020, mesmo com a pandemia, foi criado o Núcleo das Escolas Particulares. “Isso fortaleceu o setor e contribuiu com a retomada das atividades”, frisou.
Ações na comunidade
Desde o início da pandemia a ACIC também atua fortemente com ações em prol da comunidade. Participa do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e promove ações junto aos governos. Entre as campanhas promovidas está a Salve Vidas, que arrecadou mais de R$ 1 milhão ao Hospital Regional do Oeste (HRO), e a campanha SOS Chapecó e Região que busca levantar recursos para agilizar a compra de equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além de medicamentos e contratação de mão de obra na saúde. A campanha já arrecadou mais de R$ 2 milhões. A iniciativa é coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a participação das 16 entidades filiadas.
Os núcleos empresariais também atuam fortemente para auxiliar empresas e comunidade. Com o envolvimento do Núcleo de Academias é realizada campanha de doação de sangue para manter a regularidade dos estoques de sangue do Hemosc. Já o Núcleo de Gestão pela Excelência promove campanha de arrecadação de leite e outros suprimentos para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (Avhro).
Veja também
Luxação do ombro: diagnóstico ágil é essencial para sucesso no tratamento23/Jul/201923/07/19há 6 anos Terça-feira, 23 de Julho de 201923/07/2019As principais causas de luxações nos ombros estão relacionadas a traumas e ocorrem especialmente nos atletas por traumatismo direto do ombro ou por torção. Prática de handebol, futebol americano e musculação estão entre as modalidades que mais provocam este tipo de problema. No entanto, também pode ocorrer em função de queda em um......
Seminário Sul Catarinense de Apicultura reúne cerca de 100 apicultores em Treviso19/Jul/202219/07/22há 3 anos Terça-feira, 19 de Julho de 202219/07/2022O III Seminário Sul Catarinense de Apicultura realizado na última semana, no auditório da Prefeitura de Treviso, contou com a participação de aproximadamente 100 apicultores. A iniciativa foi da Associação dos......
Diversas cartinhas estão à espera de adoção na Casinha do Papai Noel21/Dez/202121/12/21há 3 anos Terça-feira, 21 de Dezembro de 202121/12/2021Inúmeras cartinhas já foram adotadas na Casinha do Papai Noel em Chapecó, mas ainda há um grande número à espera de uma oportunidade. Quem planeja contribuir para um Natal mais feliz de uma ou mais famílias tem......