Postado em 01 de Fevereiro de 2021 às 16h50

ACIC Chapecó troca experiências com Associação Empresarial de Maravilha

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Trocar informações e compartilhar vivências e projetos. Esse foi o objetivo de visita da Associação Empresarial (AE) de Maravilha à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última semana. O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, o diretor de Relações Institucionais, Robert Otto, e o diretor executivo Fabio Luis Magro receberam a presidente da Associação Empresarial, Eliana Reiter Estefano, a secretária executiva e consultora do Programa Empreender na Associação Empresarial, Renata Mattia, e a consultora regional da Facisc, Márcia Tonet.
            Eliana frisou que a pandemia tirou todos da zona de conforto, a entidade precisou se reinventar em 2020 e, agora, está fazendo o planejamento para o futuro. “A atuação da ACIC é um exemplo. Viemos buscar experiências para crescermos”, pontuou.
            Akimoto relatou sobre a organização interna da ACIC e sobre as ações desenvolvidas em 2020. Destacou a participação ativa dos 23 diretores, da equipe de colaboradores, associados e parceiros. Explanou sobre as 20 medidas para enfrentamento à covid-19, entre elas a campanha Salve Vidas em prol do Hospital Regional do Oeste (HRO) para compra de equipamentos para as UTIs que arrecadou mais de R$ 1 milhão e a criação do Fundo Garantidor da ACIC para possibilitar empréstimos de instituições financeiras parceiras a juros mais acessíveis.
Também foram feitas ações constantes junto aos Governos Municipal, Estadual e Federal para atender as três grandes “dores” dos associados: liberação para o trabalho, acesso a crédito e redução/parcelamento de impostos. Outras ações foram as mentorias gratuitas; plantão jurídico e tecnológico gratuitos; criação de um grupo no Telegram com os Classificados da ACIC; campanha R$ 1 Real por Dia para engajar mais empresas no associativismo e a criação do selo “Produzido em Chapecó” para valorização e movimentação da produção local.
Outras campanhas que tiveram grande impacto na comunidade foram a “Vocês nos Inspiram” que homenageia categorias profissionais que estiveram na linha de frente da pandemia; o “Empresário do Ano 2020” que elegeu “Você, Eu e todos os Empresários do Ano 2020”; a campanha “Reforma tributária: se não for agora, será quando?” que defende três aspectos principais: simplificação, redução da carga tributária e urgência da implantação
Foi lançado o “Portal Social da ACIC” que reúne projetos da região que estão captando recursos através de leis de incentivo e o primeiro “Relatório de Sustentabilidade” da ACIC no modelo GRI, além da participação ativa da ACIC em mais de 30 conselhos e entidades. “A entidade está em constante transformação. Chegam até nós demandas de todas as áreas, as quais procuramos auxiliar”, assinalou Robert Otto.
A dirigente da entidade de Maravilha disse que levará o exemplo de liderança e engajamento. “Conhecer como a ACIC é conduzida, o trabalho de liderança dos diretores e do presidente nos inspira a sermos cada vez melhores, a acreditar no associativismo. Nos dá esperança para continuar e para expandir nossa atuação em prol do bem comum”, concluiu Eliana.
           
 

Veja também

SESCOOP/SC realizou palestra sobre marketing digital para cooperativas10/11/21 Novos desafios, novas oportunidades e necessidades, determinarão como as cooperativas irão se posicionar num momento de ruptura e como seguirão daqui por diante no relacionamento com seus cooperados. Essa foi uma das lições da palestra on-line Marketing Digital para Cooperativas, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina......

Voltar para (Blog)