ACIC Chapecó lança Portal Social nesta sexta-feira
Plataforma reunirá projetos em diferentes áreas para que empresas e pessoas físicas possam conhece-los e patrociná-los a partir da destinação de parte do Imposto de Renda
Promover a divulgação de projetos sociais e culturais, aproximando empresas, entidades e profissionais que elaboram as propostas. Esse é o objetivo do Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que será lançado nesta sexta-feira (06), às 8 horas, em evento on-line. Na plataforma, serão cadastradas iniciativas do terceiro setor de Chapecó e região, nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde.
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, explica que o Portal Social é um meio de articulação e estímulo às empresas para que usem as leis de incentivos fiscais federais, destinando parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) para projetos. “A plataforma promove o encontro de projetos e das empresas do município que têm interesse em fazer a doação”, frisa.
Podem fazer uso dos mecanismos de incentivos fiscais federais as empresas que tenham como regime de tributação o Lucro Real. A organização tem a opção de destinar parte dos seus impostos para projetos em diferentes áreas. “Assim, esse valor que seria pago ao governo fica no município, sendo investido em projetos locais, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destaca o diretor financeiro da ACIC, Dalvair Anghében. As empresas podem destinar até 9% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), divididos conforme a lei de incentivo fiscal.
Anghében detalha que a iniciativa tem apoio dos contadores de Chapecó e é importante para esclarecer que o uso das leis de incentivo fiscal contribui para o desenvolvimento local. “Nossa intenção é promover a divulgação e o incentivo a projetos sociais e culturais para empresas e pessoas físicas. O imposto vai para um grande arrecadador que é o governo federal. Depois, geralmente, quem tem projetos sociais terá que buscar patrocínios. O que estamos fazendo é encurtar esse caminho, ou seja, em vez desse dinheiro ser recolhido e ir para Brasília, com a destinação aos projetos que estarão inscritos no portal, ficará na cidade ou na região. Queremos popularizar mais esse tipo de ação”, enfatiza.
As empresas podem destinar até 9% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e as pessoas físicas podem contribuir com até 6% do Imposto de Renda quando feito na modalidade completa, com um percentual específico para cada lei de incentivo fiscal. “Ao acessar o portal, a partir de sexta-feira, a comunidade terá informações de como doar e para quem doar. A ACIC também estará sempre à disposição para esclarecer dúvidas”, comenta o diretor da entidade.
LEIS DE INCENTIVO
As empresas e pessoas físicas podem destinar recursos para a Lei Rouanet / Audiovisual, ao Fundo Infância e Adolescência (FIA), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), à Lei de Incentivo ao Esporte e ao Fundo Nacional do Idoso.
O Portal Social tem como patrocinadores institucionais o BRDE, o Sicoob MaxiCrédito, o Sicredi e a Unimed Chapecó e apoio da Saphir e da Scolari Soluções Criativas.
Comportamento do cliente para vender mais é tema de palestra on-line23/Set/202023/09/20há 4 anos Quarta-feira, 23 de Setembro de 202023/09/2020Quais os critérios analisados pelo consumidor antes de efetivar uma compra? Que fatores motivam uma aquisição? Como preparar os profissionais de venda para corresponder aos anseios do cliente? De que maneira a empresa deve se posicionar......