Postado em 09 de Junho de 2020 às 16h18

Aceleradora de MEIS realça o protagonismo dos pequenos negócios

Municípios do extremo oeste são os primeiros a iniciarem as ações deste ano no Estado
Itapiranga e Maravilha, no extremo oeste catarinense, são os municípios pioneiros nas atividades 2020 do programa Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs), totalmente online. Essa iniciativa proporciona capacitações gratuitas em diversas áreas de negócios e auxilia no desenvolvimento econômico regional. O programa é operado pela Impact Hub e integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelas Administrações Municipais e pelo Sebrae/SC. 
“O MEI é uma porta de entrada do setor empresarial e transformou-se em uma política pública social para o desenvolvimento do empreendedorismo. O Sebrae/SC entende que é fundamental criar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e abrir novos caminhos para seus negócios”, analisa o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl. O gerente também enaltece a importância do comprometimento dos municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora na construção de um empreendedorismo protagonista na região.
Capacitação e informação são os aliados para superar a estagnação econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Carlise Werlang, o empreendedorismo é o caminho para o sucesso dos negócios locais. Em 2019, dos 26 concluintes, cinco evoluíram para microempresa (ME). “Isso nos gratifica e fortalece, além de dar credibilidade para realizar essa edição totalmente online, que será um desafio para todos, pois, precisamos nos reinventar e atualizar para atender o novo cliente que está mudando a forma de comprar”, comenta a secretária.
Maravilha receberá o programa pela primeira vez e os resultados obtidos nas duas edições anteriores contribuem para criar boas expectativas aos MEIs. “O município está feliz por integrar essa ação 100% online e agradece a oportunidade de impulsionar essa modalidade jurídica. Temos aproximadamente 1.600 MEIs, que contribuem para o desenvolvimento local e geram empregos, o que se acentua nesse momento de estagnação econômica em que muitas pessoas perderam seus postos de trabalho e precisam buscar ocupações e alternativas de renda", analisa o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maravilha Gelson Rossetto.
Metodologia
Durante nove semanas, em encontros online, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática.  O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região.
A metodologia combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes.
Os diferenciais desta edição são: a plataforma online própria, facilitadores especialistas para cada assunto e um líder de turma ou moderador. Em Itapiranga a aula inaugural será às 19 horas no dia 22 de junho (segunda-feira) e em Maravilha, no mesmo horário, dia 23 de junho (terça-feira)

Veja também

Projeto contribui para aumentar eficiência e produtividade do setor de automecânicas09/09/20 Aumentar a eficiência e a produtividade das empresas do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Esse é o objetivo dos empreendedores ao participarem do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN). A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina......
Locação de sistemas fotovoltaicos será lançada por empresa de Xaxim21/07/20 Para atender esses dois anseios a empresa Global Energia Solar, de Xaxim no oeste catarinense, lançará neste segundo semestre de 2020 uma nova proposta de serviço – locação de sistemas fotovoltaicos. “A empresa......

Voltar para (Blog)