Postado em 05 de Dezembro de 2019 às 17h14

Abelardo Luz recebe em dezembro o plano estratégico para o desenvolvimento econômico até 2030

A entrega oficial do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) para o município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, será na quarta-feira (18), a partir das 19h30, durante solenidade no Centro Comunitário da Igreja Matriz, no Centro. Esse documento identifica e planeja eixos para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A elaboração do PEDEM iniciou no mês de julho deste ano no município e a partir da visão da sociedade foram identificadas as prioridades dos setores econômicos e estabelecido um plano de ação para fortalecê-las.
De acordo com o prefeito Wilamir Cavassini a partir do plano é possível ter uma visão compartilhada das prioridades e organizar sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município melhor e mais competitivo. “Agradecemos pelo envolvimento da sociedade em todas as etapas de elaboração desse estudo, o que possibilitou uma visão bem participativa e propostas para melhorar o município”, destaca.
Entre as etapas realizadas estiveram o diagnóstico do município com as percepções sobre o estágio atual do desenvolvimento econômico local; seminário para definição dos eixos estratégicos potencializadores (em que foram eleitos os eixos: turismo, agroindústria e agropecuária); reuniões para construir um plano de ação com foco na potencialização dos eixos com visão de futuro e, por fim, elaboração do documento com sugestões de estratégias e atividades a serem desenvolvidas.
“Durante esse processo observamos o nítido engajamento da população que participou ativamente tanto dos seminários de debate quanto dos eventos de planejamento e de definição de atividades para cada eixo estratégico. Após a apresentação desse plano para a comunidade e a entrega oficial ao município acontecerá a implementação dessas ações a partir de 2020”, enfatiza o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Claudir Olípio Graf.

Veja também

Voltar para (Blog)