Postado em 24 de Julho de 2019 às 17h26

Abelardo Luz participa da jornada de trabalho "Misiones: a nova fronteira do milho"

A jornada de trabalho "Misiones: a nova fronteira do milho" realizada na cidade de São Pedro, na Argentina, na última semana, reuniu diversas lideranças de Santa Catarina. O objetivo foi debater estratégias para atender a demanda por milho do complexo agroindustrial do Estado. A Prefeitura de Abelardo Luz levou produtores rurais, empresários e técnicos para participar do evento. A iniciativa do município fez parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, realizado com apoio do Sebrae/SC.
A programação oportunizou discutir aspectos técnicos, produtivos e econômicos para o cultivo na província que faz fronteira com Santa Catarina. Também participaram representantes do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira, doBloco Regional dos Prefeitos, Alcaldes, Intendentes e Empresários do Mercosul (Bripaem), de cooperativas e de agroindústrias, além de empresários do Oeste e Extremo Oeste. O encontro foi organizado pela MAIZAR e Secretaria de Agricultura Familiar, Coordenação Territorial e Desenvolvimento da Nação, com o apoio do INTA, do Município de São Pedro e do BRIPAEM.
DÉFICIT DE MILHO
Santa Catarina é o 8º Estado em produção de Milho, porém o 2º maior consumidor do País. O Estado obtém o cereal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, executando uma absurda operação rodoviária com mais de 100 mil viagens ao ano em percursos de até 2.000 quilômetros, ligando o sul ao centro-oeste brasileiro.
Há quatro anos uma articulação transfronteiriça entre Brasil, Argentina e Paraguai que permitirá a compra de milho paraguaio com a implantação da chamada Rota do Milho. O produto será adquirido nos Departamentos de Itapúa e Alto Paraná (Paraguai), passará pelo porto paraguaio 7 de agosto, no município de Carlos Antonio López (Itapua), atravessará o rio Paraná em balsas, entrará na Província Argentina de Misiones pelo porto de Piray no município de Piray e seguirá até a divisa com o Brasil, sendo internalizado pelo porto seco catarinense de Dionísio Cerqueira. 

Veja também

Voltar para (Blog)