Postado em 14 de Agosto de 2020 às 15h07

Abelardo Luz: município empreendedor

A população de Abelardo Luz reconhece o município como empreendedor. Essa é a constatação da Pesquisa de Imagem e Percepção do Empreendedorismo no município, realizada pelo Sebrae/SC. O levantamento foi entregue nesta semana ao Governo Municipal na presença do vice-prefeito Jorge Piccinin, do secretário de Administração Nelson Martini e da agente de desenvolvimento local e secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Fernanda Facco, com apresentação dos resultados por reunião virtual pela plataforma Google Meet. O estudo é uma das soluções disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
O município se destaca nos quesitos: satisfação medida no apoio ao empreendedorismo, com 71,35% de aprovação dos entrevistados, o que garantiu o primeiro lugar no ranking estadual (a média geral foi de 52,91%); no poder público municipal como facilitador do empreendedorismo, com 78,11% das afirmações, também superior à média estadual que foi de 68,51%. Abelardo Luz também supera os indicadores estaduais nos quesitos: facilidade para abrir negócio (7,56 de posição); acessibilidade das informações para abertura de negócios (7,82); percepção de incentivo ao empreendedorismo (6,30) e apoio da iniciativa pública (8,12).
Outras evidências apontadas na pesquisa referem-se à acessibilidade das informações para abertura de negócios — com 7,82 de posição, superior à média dos demais municípios que foi de 6,93 — e percepção de mudança com 8,12, acima da média do Estado que foi de 6,33. No comparativo com o cluster (grupo com características semelhantes) as distinções do município são: na satisfação medida no apoio ao empreendedorismo com 71,35% dos respondentes, superior a média geral de 56,70%; na facilidade para abrir negócio com 7,56 de posição, acima da média geral de 6,24; na acessibilidade das informações para abertura de negócios com 7,82 de posição, superior aos demais municípios que apresentaram 7,13 de posição; na percepção de mudança com 8,12, enquanto que a média geral foi de 6,74.
“Os resultados são positivos tanto no comparativo estadual quanto no cluster. Os indicadores da análise histórica apresentam crescimento em todos os quesitos avaliados. Isso reflete o empenho e o comprometido de toda a equipe responsável pela execução do Programa Cidade Empreendedora”, analisou a agente de desenvolvimento local e secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Fernanda Facco.
Pesquisa
O levantamento teve como objetivos identificar a percepção da população quanto ao apoio ao empreendedorismo no município e levantar aspectos relativos a percepção de facilidade em empreender em Abelardo Luz. Para análise foram utilizados três paralelos: série histórica do município; comparativo com 22 municípios catarinenses da categoria Ultimate do Programa Cidade Empreendedora e comparativo com o cluster.
A pesquisa foi aplicada com pessoas que residem ou trabalham no município. As entrevistas foram feitas por telefone no período de 3 de fevereiro a 13 de maio deste ano. A amostra de 370 respostas válidas representa nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. A análise considera a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de zero a dez para facilitar a leitura e as comparações entre municípios.
No estudo há três recortes na população para análise: 128 possuem empresa (34,6%), 114 têm filhos nas escolas (30,82%) e 18 empreenderam nos últimos seis meses (4,87%). Cada respondente pode se classificar em um ou mais perfis.

Veja também

Região de Lages amplia em 494% a produção de trigo05/11/21 Considerada a nova fronteira agrícola de Santa Catarina, a região de Lages amplia a produção de trigo em 494%. As estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) apontam para uma colheita de 7,6......

Voltar para (Blog)