Postado em 28 de Abril de 2020 às 17h32

Abelardo Luz lança campanha para fortalecer o comércio local

Entre as ações estão sensibilização dos moradores para priorizar as empresas do município e capacitações gratuitas para o aprimoramento da gestão dos pequenos negócios
"Eu Compro no Comércio da Minha Cidade” é o nome da campanha lançada, nesta semana, no município de Abelardo Luz, no oeste catarinense, com o objetivo de fortalecer os estabelecimentos comerciais e garantir a manutenção dos empregos e da renda do munícipes. Essa ação conjunta é do Governo Municipal, da Sala do Empreendedor, do Sebrae/SC, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Núcleo de Empresários da Construção Civil e Negócios Imobiliários (NECCAL). A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
Com o slogan “Juntos vamos dar a volta por cima!” a campanha prevê medidas para assegurar a movimentação econômica no município sensibilizando os moradores a comprarem no comércio local, incentivando os agricultores familiares a comercializarem seus produtos em Abelardo Luz e promovendo capacitações gratuitas para aprimorar a gestão dos pequenos negócios. Cartazes e banners serão distribuídos das lojas e folders com razões para comprar no comércio abelardense entregues à população. 
“A campanha visa incentivar o comércio local em função da crise econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus. O comércio foi um dos setores mais impactados e que permaneceu por mais tempo com as portas fechadas, por isso sensibilizaremos a população para priorizar suas compras nas empresas locais e com isso conseguiremos assegurar a manutenção dos 2,3 mil empregos diretos proporcionados pelo setor e também garantir a movimentação econômica”, argumenta o prefeito Wilamir Domingos Cavassini.      
De acordo com a gestora local do Programa Cidade Empreendedora e secretária de indústria, comércio e turismo, Fernanda Facco, estão previstas várias ações estratégicas para o momento atual da economia. Para esta quarta-feira (29) serão disponibilizadas consultorias individuais nas áreas de gestão financeira e marketing e vendas. “Os empresários interessados devem fazer o agendamento para atendimento na Sala do Empreendedor pelos telefones (49) 3445-4322 ramal 210 ou pelo (49) 99978-7738. Conforme a demanda pode ser destinada de uma a duas horas por empresa”, explica.
Nesta quinta-feira (30), das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, será realizada ação com empresas operadoras de crédito, tais como agências bancárias e de microcrédito, para esclarecer dúvidas dos empresários sobre capital de giro e crédito com juros diferenciados em função da pandemia. Os interessados devem agendar horário pra atendimento na Sala do Empreendedor, para evitar aglomeração.
Fernanda também antecipa que na próxima semana será realizado curso sobre ferramentas de marketing e vendas em uma sala online para 40 participantes. Os interessados devem fazer inscrição na Sala do Empreendedor. “Também estão previstas ações específicas para os microempreendedores individuais (MEIs) com foco no aprimoramento da gestão dos pequenos negócios e também para esclarecer dúvidas sobre o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal”.
Entidades parceiras
O presidente da CDL de Abelardo Luz, José Adelino Monteiro, ressalta que o município tem um comércio bem diversificado para atender as demandas da população local e regional. “Também estamos pensando em promoções específicas para atrair os consumidores, têm algumas iniciativas que estão em discussão com os 82 associados para termos mais sucesso nas vendas”, comenta.
De acordo com o presidente do NECCAL, Adelar Pastore, as lojas de materiais de construção, do setor imobiliário, as indústrias moveleiras e os profissionais autônomos do setor têm excelentes produtos e serviços para atender as demandas dos moradores. “Neste momento de crise, o que dará sustentação as atividades econômicas são as empresas locais, por isso precisamos fortalecê-las”, enfatiza.
“A retomada da atividade econômica deve ser de forma gradual e segura, comprar da pequena empresa no próprio bairro movimenta a economia e mantém os empregos”, observa o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, abordar a importância de comprar no mercado do bairro ou na loja da cidade é falar sobre desenvolvimento econômico. “É estatístico que a cada real adquirido no ambiente local gera uma movimentação econômica de mais R$ 0,70, ou seja, com geração tributária, de emprego e renda. Ao fomentar o desenvolvimento do comércio, em um futuro bem próximo, o resultado imediato será a geração de novos postos de trabalho”, analisa.
Sala do Empreendedor
Conforme orientações dos artigos 4º e 5º da Lei Geral da ME e EPP, os municípios têm a obrigação de criar um espaço que concentre não somente a parte burocrática que envolve qualquer atividade empreendedora, mas também informações importantes e orientações para a viabilidade, a instalação e o desenvolvimento dos negócios. “Neste sentido, a Sala do Empreendedor – espaço físico disponibilizado pelo Governo Municipal que conta com o apoio de instituições locais, estaduais e federais – visa centralizar os serviços de abertura, alteração e baixa de empresas, além de congregar informações técnicas e administrativas e incentivar os MEIs a participarem das licitações municipais. Com este intuito, a Sala do Empreendedor vem divulgando e auxiliando os empresários do município”, relata o atendente da Sala do Empreendedor, Saimon Negretto.

Veja também

Entender o Brasil não é fácil28/06/19 Ricardo Amorim, o mais influente economista brasileiro, estará em Chapecó no dia 9 de julho para palestrar sobre perspectivas da economia brasileira....

Voltar para (Blog)