Abelardo Luz define eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico nos próximos dez anos
Agronegócio, agroindústria e turismo são os eixos estratégicos definidos para o desenvolvimento econômico local de Abelardo Luz. Estes indicativos foram debatidos durante o primeiro seminário para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), que integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo poder público com apoio do Sebrae/SC. O encontro ocorreu, na última semana, no Clube Real, com a participação de 134 pessoas, que opinaram e elegeram os eixos estratégicos para o desenvolvimento do município nos próximos 10 anos.
O PEDEM busca identificar e planejar os setores econômicos do município para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Um dos principais objetivos é, a partir da visão da sociedade, identificar as prioridades dos setores econômicos e estabelecer um plano de ação para que esses setores sejam fortalecidos. A partir do plano é possível ter uma visão compartilhada das prioridades e organizar sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município melhor e competitivo.
Neste primeiro seminário, o consultor credencial ao Sebrae/SC, Claudir Olípio Graf, apresentou panorama socioeconômico do documento “Abelardo Luz em Números”, que traz informações sobre aspectos sociais, demográficos, econômicos, finanças públicas, infraestrutura e a dinâmica empresarial e do mercado de trabalho. “Este estudo incentiva o diálogo e o compartilhamento de esforços dos diversos agentes locais de desenvolvimento, com um olhar diferenciado para temas relevantes e de interesse da municipalidade. Por isso, foram destacadas as potencialidades e as fraquezas do município, dados coletados por entrevistas feitas com lideranças e empresários locais”, comentou.
Após a apresentação os participantes foram separados em 10 grupos para discutirem e apontarem as áreas primordiais para o crescimento de Abelardo Luz, que foram definidas em: agronegócio, agroindústria e turismo. “A participação da população foi expressiva, o que mostra que está realmente engajada no desenvolvimento local. Além do que os eixos definidos possuem grande potencial de desenvolvimento no município”, analisa.
Para o prefeito Wilamir Cavassini é de extrema importância a participação da sociedade em todas as etapas de elaboração do plano, para posteriormente traças as metas de crescimento até 2030. “Somos gratos a todos que comparecerem, pois tivemos um público bem diversificado e, com isso, surgiram ideias brilhantes que serão aproveitadas para fazer um município cada dia melhor”, observou.
O próximo passo será a realização de um seminário específico para cada eixo definido junto com a sociedade, quando serão levantados pontos favoráveis e restritivos para definição de metas, ações e estratégias. As datas dos próximos seminários serão: 10 de setembro para o eixo agronegócio; 12 de setembro para agroindústria e 17 de setembro para turismo.
Veja também
Quando conhecer os sintomas faz a diferença01/Jul/201901/07/19há 5 anos Segunda-feira, 01 de Julho de 201901/07/2019Era mais um dia de trabalho para o médico anestesiologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Arno Hepp. Em 23 de janeiro passado, pela manhã, o médico se dirigia ao Hospital Unimed Chapecó para suas atividades profissionais rotineiras. Porém, ao subir os degraus do setor administrativo sentiu um mal-estar caracterizado por uma espécie de pressão no peito e......
Governo do Estado apoia o plantio de lúpulo e cevada em Santa Catarina18/Mai/202118/05/21há 3 anos Terça-feira, 18 de Maio de 202118/05/2021Para diversificar a produção e garantir mais renda na propriedade, os agricultores da região serrana estão apostando na produção de lúpulo. Com o apoio da Cervejaria Ambev e da Empresa de Pesquisa......