O município de Abelardo Luz, no oeste catarinense, concluiu nesta semana uma importante iniciativa executada com apoio do Sebrae/SC: o projeto “E10 Case de Sucesso”. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município, pela Sala do Empreendedor local e pelo Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora. Também contou com apoio da Sulcredi, Personalita Artigos Personalizados e Studio 2A Arquitetura & Engenharia.
Participaram do encerramento promotores, parceiros, prefeito Wilamir Cavassini, secretário de Administração Nelson Martini, analista técnica do Sebrae/SC Carolini Scheffer Demeterko e secretária de Indústria, Comércio e Turismo e gestora local do Programa Cidade Empreendedora Fernanda Facco.
O projeto teve como objetivo fortalecer os empreendimentos locais por meio de ações que impactem na gestão dos negócios gerando o aumento da competitividade e desenvolvimento econômico. Participaram do projeto as empresas: Ana Cristina Nunes, SES Artes e Artesanato Ltda, A.R. Construções, Veri Comércio e Atacado Ltda, Plantar Insumos e Cereais, Valdecir Rita Indústria e Comércio, Claudir Correia da Silva, Pastore e Cia, Alan Carlos Prestes e Dalla’s Sorveteria.
As atividades realizadas consistiram no apoio à gestão empresarial com consultorias (diagnóstico empresarial e desenvolvimento do plano de ação) e capacitação “Jornada do Empreendedor” (modelagem do negócio, análise do mercado, plano de negócios e análise financeira). Os empresários também receberam 12 horas de consultoria presencial para desenvolver as áreas identificadas como prioritárias no plano de ação. As áreas ofertadas foram: recursos humanos; serviços financeiros e contábeis; marketing e vendas; planejamento empresarial; gestão da produção e qualidade; inovação e desenvolvimento setorial (alimentação fora do lar).
Os parceiros também disponibilizaram serviços exclusivos: Sulcredi com apresentação de ofertas de produtos e serviços para o atendimento das demandas das empresas participantes; Personalita com revisão do posicionamento da marca e Studio Arquitetura & Engenharia para direcionamento das demandas na área de engenharia e arquitetura. De acordo com Carolini, ao todo foram 150 horas de consultoria em gestão, 60 horas de consultorias específicas dos parceiros e 12 horas de treinamento. “Esse apoio ao fortalecimento das empresas locais gerou aumento da competitividade e desenvolvimento econômico”, enalteceu.
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