A Turminha da Reciclagem: mais de 3 mil estudantes engajados na preservação do meio ambiente
Projeto da Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, visa educar para a importância da coleta seletiva, reciclagem e logística reversa das embalagens pós-consumo
Projeto da Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, visa educar para a importância da coleta seletiva, reciclagem e logística reversa das embalagens pós-consumo. (Foto: divulgação)
De maneira lúdica, educativa e interativa, o projeto “A Turminha da Reciclagem”, sensibiliza crianças e adolescentes sobre questões socioambientais com foco na gestão de resíduos, sustentabilidade e preservação do planeta. Idealizada em 2001 pela Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, a iniciativa busca instigar as pessoas a refletir sobre suas ações e entender as consequências das atitudes humanas no meio ambiente.
Somente em 2024, 22 unidades da cooperativa dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Bahia levaram educação ambiental para 3.263 estudantes de escolas públicas e entidades socioeducativas.
COMO FUNCIONA
De acordo com a analista de programas sociais da Fundação, Darcivana Squena, as instituições participantes apresentam o vídeo da Turminha da Reciclagem aos alunos e realizam uma reflexão sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem por meio de materiais educativos do projeto – livro, gibis, caderno metodológico, adesivos, entre outros.
“Os estudantes podem participar do concurso de desenhos, onde retratam algo que represente seus aprendizados do vídeo e da reflexão. Como reconhecimento, as escolas e entidades premiam um aluno por série/ano com um estojo ou mochila e a unidade da Aurora Coop seleciona um dos desenhos e nos envia para o concurso”, explicou Darcivana.
A analista apontou que o próximo passo será a premiação das escolas e das entidades que abriram as portas para o projeto. “Como forma de incentivo, vamos sortear conjuntos de lixeiras grandes para coleta seletiva. Para isso, propomos realizar um evento on-line em dezembro, com a participação das escolas e alunos, para anunciar os resultados e valorizar o trabalho de todos. Nosso objetivo final é contribuir para a educação ambiental de forma prática e engajada, envolvendo estudantes, escolas e a comunidade como um todo”.
CONCURSO DE DESENHOS
Na última sexta-feira (22), no auditório da Aurora Coop Matriz em Chapecó (SC), a Fundação realizou a etapa de avaliação do concurso de desenhos da Turminha da Reciclagem. O auditor interno da Aurora Coop Cleiton Rebellato, o analista ambiental Mateus Potrich e a diretora administrativa da Fundação Sonara Ramos escolheram as seis ilustrações que mais representaram os temas abordados pelo projeto.
“Avaliamos criteriosamente os 24 desenhos, selecionados e conseguimos perceber a dedicação de cada criança em colocar no papel o que aprendeu com a Turminha. Esse projeto – o único com marca registrada da Fundação Aury Luiz Bodanese – tem contribuído para formar cidadãos conscientes e responsáveis, comprometidos com o futuro do planeta”, reiterou Sonara. A diretora administrativa ainda enfatizou a importância da trabalhar de forma interdisciplinar a educação ambiental durante a educação infantil, pois são nesses momentos em que as crianças começam a assimilar conceitos e valores essenciais para a vida em sociedade.
CONFIRA OS DESTAQUES:
E.M. Walter Antunes Pereira de Mandaguari (PR) - Aluna Emanuely (Pré-escolar)
E.E.E.B. Aratiba de Aratiba (RS) - Aluna Ágata (3º ano)
E.R.M. Angelo Soletti de União do Oeste (SC) - Aluna Tayla (4º ano)
E.M. Madre Tereza de Tapejara (RS) - Aluna Ruth (5º ano)
APAE de Aratiba (RS) - Educando Leandro
A entidade realizou, na última semana, a etapa de avaliação do concurso de desenhos da Turminha da Reciclagem. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Os avaliadores escolheram as seis ilustrações que mais representaram os temas abordados pelo projeto. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Desenho de Emanuely da E.M. Walter Antunes Pereira de Mandaguari (PR).
Desenho de Maitê do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (SC).
Desenho de Ágata da E.E.E.B. Aratiba de Aratiba (RS).
Desenho de Tayla da E.R.M. Angelo Soletti de União do Oeste (SC).
Desenho de Ruth da E.M. Madre Tereza de Tapejara (RS).
Comércio otimista com as vendas para a Páscoa05/Abr/201905/04/19há 6 anos Sexta-feira, 05 de Abril de 201905/04/2019 A expectativa do varejo catarinense para a Páscoa, no domingo (21), é de vendas semelhantes ou até melhores do que as registradas no ano anterior. De acordo com 89,4% dos empresários varejistas, a data será de bons......