A chegada da tecnologia ao Hospital Unimed Chapecó inaugura uma nova era para os procedimentos torácicos na região
No Hospital Unimed Chapecó, a tecnologia já está em implementação e marca uma virada tecnológica: mais precisão, menos dor e uma recuperação mais leve para os pacientes. (Foto: Intuitive Surgical Operations, Inc)
Imagine um cirurgião que, além da própria habilidade, conta com um par de “mãos virtuais” capazes de alcançar pontos quase inacessíveis do corpo humano. Assim funciona a plataforma robótica, recurso que já transformou diversas áreas da medicina e agora promete revolucionar também a cirurgia torácica em Chapecó.
No Hospital Unimed Chapecó, a tecnologia já está em implementação e marca uma virada tecnológica: mais precisão, menos dor e uma recuperação mais leve para os pacientes. O tórax abriga estruturas vitais e delicadas — pulmões, vasos sanguíneos e vias respiratórias — que exigem o máximo de cuidado em qualquer intervenção.
A tecnologia robótica amplia em até dez vezes a visão do cirurgião, com imagens em 3D de alta definição e oferece movimentos finos que reproduzem com exatidão os comandos da mão humana. “Esses diferenciais se traduzem em mais segurança e melhores resultados. A cirurgia torácica, que já é naturalmente desafiadora, passa a contar com um nível de precisão inédito”, explica o médico cirurgião torácico e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Rovani José Rinaldi Camargo.
MENOS INVASÃO, MAIS QUALIDADE DE VIDA
Um dos principais benefícios é a forma como o robô acessa a cavidade torácica. Em vez de grandes cortes, utiliza pequenas incisões, adaptando-se melhor à parede torácica. Isso resulta em menos dor, sangramento e risco de infecção. A recuperação também se torna mais rápida, pacientes ficam internados por um período mais curto e podem retomar suas atividades com mais brevidade. “Cada detalhe, da menor dor ao menor índice de complicações, impacta diretamente na qualidade de vida”, reforça o cirurgião.
Além de tornar as técnicas tradicionais mais seguras, a robótica abre espaço para procedimentos que antes eram considerados arriscados ou inviáveis. Lesões pulmonares delicadas e reconstruções complexas, por exemplo, agora podem ser realizadas de maneira mais precisa e menos agressiva. “O robô amplia a nossa capacidade de poupar tecido pulmonar, o que significa preservar a função respiratória e oferecer alternativas aos pacientes que antes não poderiam se beneficiar de uma cirurgia”, afirma o especialista.
CHAPECÓ COMO POLO DE EXCELÊNCIA
A chegada da cirurgia robótica ao Hospital Unimed Chapecó coloca a região em sintonia com centros de referência do país. Já reconhecido pela alta complexidade, o Hospital reforça seu papel como polo de excelência em saúde. “É um investimento que beneficia toda a comunidade, pois traz o que há de mais moderno no mundo para perto dos pacientes do Oeste catarinense”, destaca o Dr. Rovani.
Veja também
FIESC apresenta ações para qualificação de trabalhadores em Xanxerê10/Fev/202110/02/21há 4 anos Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 202110/02/2021Promover ações de curto, médio e longo prazo que oportunizem a formação de trabalhadores da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) para suprir as necessidades de mão de obra qualificada às indústrias do setor metalmecânico de Xanxerê. Esse foi o objetivo de uma reunião nesta semana entre o......
Regras para informação sobre comercialização são alteradas pelo eSocial29/Jul/202129/07/21há 4 anos Quinta-feira, 29 de Julho de 202129/07/2021Ao comercializar com empresas, produtores rurais classificados como “contribuinte individual” ou “empregador rural” não precisam prestar informações...